Liberdade para Genaro Meza!

imagemPartido Comunista do Paraguai

O Caso Genaro Meza e o crime organizado

Repudiamos vigorosamente a condenação do companheiro Genaro Meza, humilde camponês, solidário cozinheiro das lutas populares e valioso militante do Partido Paraguai Pyahura.

Desde o início, a Promotoria violou todo o devido processo, apresentando o companheiro Meza como um delinquente sem que existam provas que se ajustem a direito e pisoteando a presunção de inocência. Além disso, mentiu várias vezes, como quando disse que o réu era parente de Magna Meza, ou em pleno julgamento e ao próprio Tribunal. Implantaram provas, não fizeram cruzamentos de chamadas, e o único testemunho que o condenou, que é o da vítima do sequestro, nunca conseguiu reconhecer efetivamente Genaro Meza, sendo que, no julgamento oral, declarou que durante todo o seu cativeiro estava vendado.

Durante o período que a Promotoria alega a presença de Meza no local onde estava a pessoa sequestrada, foram realizadas várias atividades públicas do Congresso Democrático do Povo e até um acampamento latino-americano de jovens, onde inúmeras pessoas estivemos com Genaro, que como sempre estava dedicado à cozinha popular para alimentar lutadores e lutadoras.

Com tudo isto e confirmando o total sequestro dos três poderes do Estado por parte da máfia, condenaram o companheiro a 20 anos de prisão. Uma verdadeira vergonha que deixa escancarada a presença dominante da Ditadura Mafiosa à frente do Estado paraguaio.

Instamos organizações sociais e políticas nacionais e internacionais a conhecer o caso e pronunciar-se sobre isso. É fundamental que organizemos a resistência ao avanço deste projeto de pilhagem, entrega e repressão.

Foi aberto um novo período de apelação contra a medida apresentada. Acreditamos que, com uma ampla luta de todos os setores democráticos, poderemos alcançar a liberdade do companheiro Meza e de outros presos políticos condenados em aberta e aberrante violação das leis vigentes no nosso país.

Liberdade para Genaro Meza!

Partido Comunista Paraguaio

12 de janeiro de 2021