Despejo para milhares, isenção para alguns

imagemJockey Clube São Paulo. Foto: Jose Cordeiro/SPturis

Autoria de Henrique Suricatto, militante do PCB da capital paulista

Enquanto a maioria esmagadora da população sofre com o reajuste do IPTU e dos aluguéis diante da pandemia e da crise financeira, o Jockey Club de São Paulo, com uma dívida de mais de 154 milhões de reais aos cofres públicos, obteve isenção do pagamento do imposto.

Espaço onde são disputados torneios de turfe, com frequentadores majoritariamente pertencentes à elite paulistana, a isenção da cobrança de IPTU de um local de luxo como esse soa como uma zombaria geral, não somente para com as massas de desempregados, informais, assalariados precarizados e todos os trabalhadores que precisam contar as moedas para pagar as cobranças de início de ano, como até para as classes médias, cujo aumento dos impostos ameaça que sejam jogados nas fileiras da pobreza.

Privilégios concedidos aos imóveis comerciais e recreativos das elites não são novidade. Os paulistanos cansaram de ouvir denúncias de isenção de impostos para shoppings, imóveis de luxo, mansões e clubes e não haver nenhuma ação enérgica da Prefeitura e do Governo do Estado contra esses abusos, pois são cúmplices diretos de seus usuários.

São notícias assim que reforçam a necessidade de lutar contra o reajuste dos aluguéis, regularização de moradias nas periferias, construção de moradias populares e – neste caso – a desapropriação do terreno de grandes devedores, colocando a propriedade sob interesse público conforme determina a Constituição de 1988.

São estes mesmos indivíduos frequentadores da “high society” a reclamar de cada avanço real nas condições de vida de nossa classe.

A notícia original encontra-se em:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2021/01/jockey-club-de-sp-consegue-liminar-para-nao-pagar-iptu-em-2021.shtml