Todo apoio à luta dos caminhoneiros!

imagemO Partido Comunista Brasileiro (PCB) vem a público apoiar as reivindicações por melhorias das condições de trabalho e renda apresentadas pelos caminhoneiros autônomos e assalariados, neste momento em que a categoria se mobiliza novamente para pressionar o governo de extrema direita de Bolsonaro-Mourão e os representantes do grande capital (o agronegócio, as empresas de transporte, os monopólios de logística, os bancos, etc).

Desde a greve de 2018, as condições sociais desses trabalhadores pioraram e, portanto, as circunstâncias para grandes jornadas de luta e conscientização se mantiveram, independentemente do patético empenho manipulador do bolsonarismo para hegemonizar as lideranças e a base da categoria. Vai ficando cada vez mais evidente para os caminhoneiros que o governo federal é o principal aliado dos seus inimigos de classe.

As principais reivindicações dos trabalhadores, focadas nas condições de trabalho e renda e claramente contrárias às propostas neoliberais, são as seguintes:

1. Piso mínimo. Defesa da constitucionalidade da Lei nº 13.703/2018, que estabeleceu uma regulação do preço dos fretes para evitar seu rebaixamento artificial pela articulação dos grandes contratadores de cargas.

2. PPI – Política de Preço de Paridade de Importação aplicado pela Petrobras. Repúdio à política do governo federal que obriga a Petrobras a indexar os preços internos do diesel, da gasolina e do gás de cozinha aos preços internacionais, prejudicando os consumidores brasileiros, em benefício dos acionistas privados da empresa.

3. – Jornada de Trabalho. Contra os abusos pela falta de condições estruturais e ambientais de aplicação das políticas de cumprimento de horário ordinário e extraordinário de trabalho, assim como dos horários de repouso e descanso e seus reflexos sobre as remunerações.

4. Retorno da aposentadoria especial. Contra o retrocesso social de retirada do benefício previdenciário de aposentadoria especial sem modificação das condições nocivas à saúde a que os transportadores rodoviários de cargas estão expostos no ambiente de trabalho .

Diante da justeza dessas reivindicações sindicais e econômicas, o PCB conclama sua militância e a esquerda em geral a apoiar a luta da categoria e dialogar intensamente com esses trabalhadores, disputando politicamente com a direita liberal e o bolsonarismo os sentidos do movimento e a interpretação das circunstâncias experimentadas pelos caminhoneiros.

O papel da esquerda socialista é atuar decisivamente em defesa das lutas dos trabalhadores, apontando sempre para a necessidade de construção de um programa anticapitalista que ofereça sentido geral às reivindicações econômicas e combatendo as manipulações ideológicas da extrema direita e das classes dominantes como um todo.

TODO APOIO À CLASSE TRABALHADORA NAS SUAS LUTAS CONCRETAS!

PELO ATENDIMENTO IMEDIATO ÀS JUSTAS REIVINDICAÇÕES DOS CAMINHONEIROS!

FORA BOLSONARO E MOURÃO! IMPEACHMENT JÁ!

PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!

Comitê Central do PCB