Contra o racismo e toda forma de opressão

imagemColetivo Negro Minervino de Oliveira

Ao longo dos anos foram construídas coletivamente lutas e conquistas do povo negro e suas organizações políticas, religiosas e culturais. O enfrentamento ao racismo, vinculado profundamente à exploração de classe e à expansão do capitalismo, nos colocaram no passado e nos dias atuais imensos desafios como o de responder de forma unitária às ações dos opressores.

Uma das estratégias da burguesia para manter seus privilégios sempre foi o de procurar nos dividir e destruir nossas memórias de lutas e conquistas, bem como o de procurar nos ridicularizar perante a opinião pública.

Frente às polêmicas presentes na atual edição do Big Brother Brasil, Reality Show da Rede Globo, gostaríamos de lembrar a todos o papel da mídia hegemônica na rearticulação de pautas para benefício próprio, visando o lucro e a manutenção das relações de classe e, consequentemente, raciais que inferiorizam os negros através de um conflito pueril como forma de “entretenimento”.

Igualmente lamentáveis são as posturas injuriosas perante um importante segmento religioso no Brasil que preserva milenarmente o culto aos orixás herdados de nossos antepassados escravizados nas Américas. Lembramos também que tais comportamentos não representam o movimento negro nem são dignos de serem chamados de militância. O antirracismo de mercado não é e nem será a saída para nós, pois não atinge as estruturas que são retroalimentadas pelo racismo, pelo contrário, as fortalecem.