100 anos do Partido Comunista Português

imagemJornal AVANTE!

Na semana do Centenário: levar mais longe o Partido e o seu projeto

Assinalando os 100 anos de luta do Partido Comunista Português, partido da classe operária e de todos os trabalhadores, na próxima semana realizar-se-á um conjunto de ações por todo o País afirmando o PCP, que nasceu em 6 de março de 1921, com a força da sua história heróica de 100 anos, afirmando hoje o seu projeto de futuro.

Será uma semana integrada por diversas iniciativas, com o seu momento culminante no sábado, dia 6 de março de 2021, quando fará 100 anos que foi fundado o Partido Comunista Português.

Será uma semana em que, assinalando um percurso inigualável, pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social, contra a exploração e o empobrecimento, pela liberdade, a democracia e o socialismo, se afirmará que este é o Partido da alternativa à política de direita, da política patriótica e de esquerda, vinculada aos valores de Abril, com respostas para os problemas dos trabalhadores, do povo e do País, por uma vida melhor e uma sociedade mais justa.

Durante toda a semana, distribuindo um folheto, o PCP contatará os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho, como o seu Partido, o Partido que está ao seu lado todos os dias e cujo projeto é indissociável dos seus interesses e aspirações a uma vida melhor, à libertação de todas as formas de exploração e opressão.

De igual modo, serão instaladas bandeiras do PCP em diversas localidades, pintados murais e preparadas e colocadas faixas projetando a sua mensagem, as suas propostas, o ideal e o projeto comunistas.

Será uma semana de afirmação do PCP, onde se destacam as acções que tratamos com pormenor nestas páginas.

2 de março, terça-feira

Homenagem aos heróis caídos na luta

Dezenas de militantes comunistas, homens e mulheres, filhos do povo trabalhador, intelectuais e artistas, caíram na luta, assassinados pela ditadura fascista, ou, já depois do 25 de Abril de 1974, na resistência à contrarrevolução e em defesa das conquistas da Revolução de Abril.

Lutaram contra a opressão e o terror e pela liberdade de todos os portugueses, pelo desenvolvimento soberano do País e pelo progresso social. Heróis caídos na luta legaram-nos sementes de liberdade. O seu exemplo e o seu sacrifício jamais serão esquecidos.

Para homenagear estes heróis caídos na luta, decorrerão iniciativas no dia 2 de março, em cinco locais distintos. Através desta iniciativa presta-se homenagem, simbolicamente, a todos os homens e mulheres que, tendo dedicado as suas vidas à luta dos trabalhadores e do povo português e ao ideal e projeto comunistas, tombaram nesse combate.

Os locais simbólicos serão:

Cemitério do Alto de S. João (Lisboa), junto ao Monumento à memória das vítimas do Tarrafal;

Alcântara (Lisboa), na Rua da Creche, junto à placa alusiva que homenageia José Dias Coelho, assassinado pela PIDE em 19 de dezembro de 1961;

Baleizão (Beja), junto ao memorial a Catarina Eufémia, onde foi assassinada a 19 de maio de 1954;

Estrada de Bucelas(Loures), no local onde Alfredo Diniz (Alex) foi assassinado, em 4 de julho de 1945;

Escoural (Montemor-o-Novo), junto ao monumento a Caravela e Casquinha, assassinados em setembro de 1979.

4 de março, quinta-feira

Venda especial do Avante!

A venda especial do Avante! vai decorrer em todo o País, nas ruas e praças de diversas localidades, em bancas de rua e porta-a porta, junto a empresas e locais de trabalho.

O Avante! especial da próxima semana incluirá um suplemento de 8 páginas em papel couché, cujos conteúdos darão centralidade ao percurso exemplar de 100 anos de luta do PCP e ao seu projeto exaltante que se afirma na atualidade e no futuro, e incluirá ainda um poster alusivo ao Centenário do PCP.

6 de março, sábado

100 anos, 100 ações

A 6 de março, dia em que assinala o seu Centenário, o Partido Comunista Português promove em todo o País um vasto conjunto de iniciativas, centrado nos problemas do País, dos trabalhadores e do povo.

Com o lema Liberdade, Democracia, Socialismo – Pelos direitos, a melhoria das condições de vida e o progresso social. Contra a exploração e o empobrecimento, o PCP traz para a rua a exigência de uma política que responda aos problemas, aos anseios e reivindicações que se colocam aos trabalhadores e ao povo português.

Uma política que:

• valorize o trabalho e os trabalhadores;

• defenda a produção nacional e o emprego;

• garanta o direito à educação e à cultura;

• reforce o Serviço Nacional de Saúde e os serviços públicos;

• garanta uma vida digna para os mais idosos e os direitos das crianças e da juventude;

• assegure às mulheres a igualdade na lei e na vida;

• promova um ambiente equilibrado;

• assegure o acesso à justiça e o combate à corrupção;

• proteja a paz e a cooperação;

• defenda a soberania e a independência nacional;

• afirme os valores de Abril e a Constituição de República Portuguesa.

Valorizando a Constituição, o seu efetivo cumprimento e o projeto que comporta para o desenvolvimento do País, o PCP bate-se pela alternativa patriótica e de esquerda, pela democracia avançada, pelo socialismo.

Tal como nestes 100 anos não há avanço ou conquista que não tenha contado com a contribuição, a iniciativa e a luta do PCP. Também hoje e no futuro o PCP é imprescindível e decisivo na luta pelos direitos e a melhoria das condições de vida, no avanço para uma sociedade mais justa.

O Secretário-geral do Partido participará da iniciativa que se realiza em Lisboa às 15:00, no Rossio.

Contato com os trabalhadores

Tal como em toda a semana, também no dia 6, da parte da manhã, o PCP contatará com os trabalhadores nas empresas e locais de trabalho por todo o País.