Nota de Solidariedade do PCB-RN

imagemPCB SOLIDARIZA-SE COM ENFERMEIRAS/OS DO HOSPITAL TARCÍSIO MAIA (MOSSORÓ), QUE ESTÃO SOFRENDO PERSEGUIÇÃO POLÍTICA

Comitê Regional do PCB no RN

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – vem a público expressar solidariedade aos bravos profissionais da saúde do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró, que têm sofrido perseguição política, após manifestar suas indignações contra as declarações negacionistas do governo Bolsonaro-Mourão em relação à pandemia da Covid-19.

Os enfermeiros e as enfermeiras, com suas vestimentas de trabalho, exibiram cartazes de reação às irresponsáveis declarações do Presidente da República, segundo as quais, mesmo diante do recorde de mortes diárias, as/os brasileiros deveriam deixar de “frescura” e “mimimi”. Desde então, profissionais da saúde passaram a ser objeto de perseguição da política bolsonarista, materializada na denúncia ao Ministério Público, no último dia 8 de março, pelo deputado federal General Girão (PSL).

A situação em Mossoró é grave: mais de 90% dos leitos destinados a doentes com Covid estão ocupados; a vacinação anda a passos lentos. No Rio Grande do Norte, apenas 4% da população foi vacinada, ao passo que o número de contaminados e de mortos assusta. Já são 178 mil pessoas contaminadas e mais de 3800 mortes no estado.

Assim como as trabalhadoras e trabalhadores atacados pelo deputado, entendemos que são inaceitáveis as declarações de desdém com as vidas ceifadas, com os familiares impactados pela perda de um ente e com as famílias que buscam proteger-se. Entendemos também como inadmissível a política de negar a ciência, atacar o uso de máscaras e sabotar as vacinas.

Este tipo de perseguição política tem sido uma recorrência, especialmente no último período, buscando intimidar professores e, agora, até mesmo profissionais que, todos os dias, se arriscam para salvar vidas, uma vez que atuam na linha de frente do combate à pandemia. Tal atitude expõe o caráter de censura que tem limitado a liberdade de expressão dos trabalhadores brasileiros. Estes tipos de denúncias estão sendo utilizadas para evitar críticas ao genocídio atualmente em curso no Brasil.

Nos somamos ao entendimento de que, para salvar vidas, é necessário barrar esse governo assassino. O PCB repudia e denuncia a sistemática prática fascista de tentar calar e liquidar seus adversários políticos.

Além dessa política fascista, há em curso – o que também merece o nosso repúdio e o nosso alerta ao conjunto da classe trabalhadora e das camadas populares – uma política criminosa de desvalorização e de demonização dos Servidores e dos Serviços Públicos.

Toda solidariedade às enfermeiras e enfermeiros, bem como a toda equipe médica que trabalha no Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró!

Fascistas não passarão!

Pelas liberdades democráticas!

Viva os Servidores e Serviços Públicos!

Viva a ciência!

Vacinas para todos, já!

Fora Bolsonaro-Mourão e seus aliados da política genocida!

Impeachment, já!

#mossoro #hospitaltarcisiomaia #solidariedade #fascismo