Tratamento precoce contra a Covid é vacina

imagemNOTA POLÍTICA DO PCB SOROCABA

O prefeito de Sorocaba, Rodrigo “Manga” Maganhato, anunciou nesta sexta-feira, 19/03/2021, que a cidade adotará o chamado “tratamento precoce contra Covid-19”, indicado pelo Ministério da Saúde do governo federal, à base de ivermectina e azitromicina (1).

Alguns dias antes, a Câmara Municipal ratificou o protocolo de intenção de compra de trezentas mil vacinas da empresa estadunidense Novavax, ainda em testes, assinado pelo prefeito (2). Na ocasião, Rodrigo Manga ainda permitiu que o comércio da cidade funcionasse via “drive-thru” e afirmou que a intenção da Prefeitura é que a iniciativa privada adquira vacinas, com base na legislação aprovada na semana passada pelo governo federal (3).

A Prefeitura de Sorocaba se encontra, portanto, abraçada ao genocida governo Bolsonaro e orgulhosa de sua posição de vanguarda do atraso e do obscurantismo.

A ivermectina serve para o tratamento de infestações de parasitas ou insetos, como sarna, piolho e etc. E a azitromicina combate infecções bacterianas. Nenhum dos medicamentos tem qualquer efeito no combate a um vírus que afeta principalmente os pulmões, como é sabido por quem tem preocupações mínimas com a vida.

Os estudos não apenas concluem pela inutilidade e ineficácia desses medicamentos no combate à COVID-19 como indicam potenciais riscos colaterais de muita gravidade, como no caso da ivermectina, que pode causar danos ao fígado do paciente (4, 5 e 6).

Nas palavras da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), em nota emitida em 17/01/2021, foi expressamente afirmado que “Ivermectina e Nitazoxanide: não há dados conclusivos sobre a segurança e eficácia destes fármacos para o tratamento ou profilaxia da COVID 19. A recomendação da SBPT é contrária ao uso da ivermectina ou nitazoxanide na prevenção ou tratamento da COVID 19. Esta recomendação é compartilhada pela OMS e NIH (diretrizes elaboradas pelas principais sociedades médicas)” (7).

Na nota, a SBPT ainda alerta que “até o presente momento não existe tratamento farmacológico precoce da COVID-19 com eficácia e segurança comprovadas”.

Ou seja, o Prefeito de Sorocaba mente ao dizer que há debate na comunidade médica e incentiva o uso de remédios ineficazes e potencialmente danosos, gastando dinheiro público para tanto, seguindo orientação do Ministério da Saúde, responsável por quase trezentas mil mortes de brasileiros e brasileiras, por testes vencidos (8), por envio de vacinas para o Estado errado (9), pela completa imobilidade mesmo após ser alertado do iminente colapso da saúde na cidade de Manaus/AM (10), para ficarmos em alguns exemplos.

Com relação à vacina, mais próximos do povo que o Presidente genocida, o Prefeito e o Secretário Municipal de Saúde não conseguem fugir da pressão popular e anunciaram o já mencionado protocolo de intenção de compra, confirmado pelo legislativo local, ainda que insistam no “tratamento precoce”.

Apesar disso, o número de vacinas constante da intenção de compras é muito baixo para a cidade. Segundo o Vacinômetro do Governo Estadual, que informa as vacinas aplicadas em tempo real, até o dia 19/03/2021 em Sorocaba foram aplicadas 51.885 doses, sendo que apenas 14.590 pessoas tomaram as duas doses necessárias à imunização nos índices da vacina (11).

As trezentas mil doses a serem compradas pela Prefeitura, de uma vacina ainda em testes, sem previsão concreta de liberação e que depende de participação da iniciativa privada, atingirão menos de ¼ da população, já que são necessárias duas doses por pessoa.

Dessa forma, o PCB Sorocaba DENUNCIA os crimes praticados pelo Prefeito Rodrigo Manga, bolsonarista, obscurantista e anti-ciência, na mesma linha do Presidente Bolsonaro Genocida: “imunidade por rebanho”, poucas vacinas, muitas mortes evitáveis, dinheiro jorrando para remédios ineficazes e chantagem contra o povo, obrigando as pessoas a se exporem pela falta de amparo governamental com auxílio emergencial e formas de manutenção dos empregos e da sobrevivência de trabalhadores e pequenos empresários.

TRATAMENTO PRECOCE É VACINA!
VACINAÇÃO PARA TODOS, JÁ!
AUXÍLIO EMERGENCIAL DE NO MÍNIMO 600 REAIS PARA TODOS QUE NECESSITAM!
ABAIXO A CARESTIA!
LOCKDOWN EM DEFESA DA VIDA, COM AMPARO GOVERNAMENTAL QUE GARANTA SUA REALIZAÇÃO!
PELO PODER POPULAR E PELO SOCIALISMO!

(1) https://www.jornalcruzeiro.com.br/covid-19/sorocaba-autoriza-tratamento-precoce-para-pacientes-com-covid-19/
(2) http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/prefeitura-assina-intencao-de-compra-de-300-mil-doses-de-vacina/
(3) https://www.jornalcruzeiro.com.br/sorocaba/prefeitura-autoriza-uso-de-vagas-para-drive-thru-em-frente-de-estabelecimentos-comerciais/
(4) https://piaui.folha.uol.com.br/lupa/2021/03/12/verificamos-pesquisas-eficacia-ivermectina/
(5) http://www.crfsp.org.br/noticias/11380-crf-sp-emite-nota-sobre-o-uso-de-ivermectina-no-tratamento-de-covid-19.html
(6) https://www.brasildefato.com.br/2021/02/14/uso-de-ivermectina-contra-covid-esta-comprometendo-figado-de-pacientes-dizem-medicos
(7) https://sbpt.org.br/portal/wp-content/uploads/2021/01/Posicionamento-SBPT-tratamento-precoce-COVID19-17-01-2021-1.pdf
(8) https://www.poder360.com.br/coronavirus/governo-tenta-desencalhar-testes-de-covid-quase-vencidos-com-doacao-ao-haiti/
(9) https://oglobo.globo.com/sociedade/vacina/ministerio-da-saude-troca-remessa-de-vacinas-manda-doses-do-amazonas-para-amapa-24897507
(10) https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2021/01/governo-bolsonaro-ignorou-alertas-em-serie-sobre-falta-de-oxigenio-em-manaus.shtml
(11) https://vacinaja.sp.gov.br/vacinometro/
Enviado via ProtonMail móvel