Ditadura e golpismo nunca mais!

imagemDiante de uma descomunal crise sanitária que já ceifou mais de 300 mil vidas no Brasil, que colocou em colapso o sistema de Saúde, agravando para a classe trabalhadora os efeitos perversos da profunda crise econômica que, além das altas taxas de desemprego, trouxe à tona o flagelo da carestia, da miséria e da fome, o governo genocida de Jair Bolsonaro, mais uma vez, alardeia sua intenção golpista com a comemoração do aniversário do golpe empresarial-militar de 1964, que impôs uma ditadura sangrenta de 21 anos no país.

Em clara queda nos índices de aprovação, perdendo apoio de diversos setores da sociedade, Bolsonaro mantém a mesma postura arrivista em relação às conquistas democráticas e ao flerte com o golpismo, visando manter sua base ideológica reacionária. Ao mesmo tempo, busca desviar a atenção da população para a gravidade das consequências de uma gestão deliberadamente irresponsável e assassina, que fez do negacionismo, das fake news e de ameaças golpistas a única estratégia de governo para lidar com o agravamento da crise.

A recente autorização do Tribunal Regional Federal da 5º Região para que o Governo Federal possa “comemorar” o Golpe de 1964 é não só um acinte à luta histórica de todos aqueles e aquelas que combateram a ditadura, mas um desrespeito às vítimas e familiares atingidos pelas barbaridades promovidas pelos agentes policiais. Além disso, trata-se de uma evidente provocação e estímulo a manifestações golpistas e protofascistas, no contexto atual de instabilidade política vivida pelo governo.

O PCB, neste momento delicado e preocupante da conjuntura política, vem mais uma vez denunciar as manobras golpistas do governo genocida de Jair Bolsonaro, uma administração que demonstra total desprezo pelas liberdades democráticas e insufla o ódio, promove a distorção histórica e flerta com os segmentos mais reacionários, que desejam o recrudescimento da violência do Estado contra a classe trabalhadora e a juventude, em sua ação sistemática em prol da destruição de direitos sociais e políticos, a serviço dos interesses capitalistas e de um projeto autoritário de poder.

É preciso estar atento e mobilizar o conjunto dos setores democráticos e populares contra as tentativas golpistas em curso, como o projeto para conceder super poderes ao presidente durante a pandemia; a criminalização dos partidos de esquerda, dos lutadores e das lutadoras sociais, por meio da ampliação da definição de “terrorismo”; o controle sobre as polícias civil e militar, para que ajam como milícias a mando do presidente. Estes e outros gestos golpistas devem ser repudiados com veemência e derrotados pela ação organizada da luta social.

De igual forma, não devemos subestimar as possíveis manifestações reacionárias que, a pretexto da comemoração do golpe empresarial-militar de 1964, poderão ocorrer no Brasil. Devemos sim relembrar e denunciar os crimes cometidos pela ditadura e seus agentes civis e militares, o retrocesso social que a intervenção militar proporcionou à história brasileira e as sequelas que ainda estão presentes na estrutura social e política desse país, como parte integrante do mecanismo de exploração e subjugação da classe trabalhadora até nossos dias.

Por isso convocamos a militância partidária e dos nossos coletivos a participar, com todos os cuidados necessários neste momento de pandemia, dos atos públicos organizados pelas forças populares e de esquerda em todo o país, em defesa das liberdades democráticas, dos direitos da classe trabalhadora e de repúdio a qualquer intento golpista.

Em memória de todas e todos que lutaram contra as arbitrariedades, a tortura, a censura, o exílio forçado, os sequestros e assassinatos promovidos pelo regime militar e sua camarilha; em memória de todos os camaradas caídos na luta contra a ditadura, dizemos: “Ditadura e Golpismo Nunca Mais”!

PELAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS!
EM DEFESA DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA!
PELO DIREITO À VERDADE, MEMÓRIA E JUSTIÇA!
FORA BOLSONARO E MOURÃO!
PELO PODER POPULAR NO RUMO DO SOCIALISMO!

Comissão Política Nacional do PCB – Partido Comunista Brasileiro

Categoria
Tag