PCCh lança candidato a presidente

imagemComunicado público do Comitê Central do Partido Comunista do Chile

O V Plenário do Comitê Central do Partido Comunista formalizou a candidatura do camarada Daniel Jadue à Presidência da República, acolhendo a demanda ampla e transversal do povo chileno que o colocou em um lugar de expectativa nas preferências dos cidadãos. Sua proclamação será uma expressão dessa característica. O mesmo que o Comando Nacional, com uma presença política, social e independente, com paridade de gênero, que o acompanhará nesta importantíssima tarefa histórica, porque pela primeira vez se vislumbra claramente uma alternativa ao atual modelo de profunda desigualdade, abuso e impunidade, que representa o neoliberalismo.

O Partido Comunista do Chile acolhe as expressões de base que começam a se materializar em comitês de apoio nas comunas, nos municípios, nos setores dos trabalhadores, entre os povos indígenas; também artistas, intelectuais, pequenos empresários, nas universidades e especialmente entre os jovens, em todas as regiões do país sem exceção. O Comitê Central em uma próxima sessão plenária começará a protocolar a participação nas primárias presidenciais de Daniel Jadue e a aceitação ou realização de coligações parlamentares e de Cores pelo Partido.

Uma parte substancial da discussão foi a consideração da legitimidade da luta popular contra o governo de direita que não enfrentou a crise social agravada pela pandemia. Reivindicações a que o governo responde com repressão e violações dos direitos humanos. Exigimos o fim da criminalização das lutas sociais e da repressão, com a libertação dos presos políticos. De imediato exigimos o atendimento às demandas sinceras da população, para o que, junto com a retirada de 10% dos fundos de pensões, devem se adotar medidas a fim de amenizar o sofrimento de milhões de pessoas, como o imposto sobre os super-ricos e os royalties sobre a extração de cobre e lítio, nossa principal riqueza nacional.

Nosso programa do governo será o resultado de um debate em todos os rincões do Chile, de todos os setores sociais e políticos que aderirem a esta proposta de mudanças. Sua essência deve ser um desenvolvimento progressivo, que contemple todas as potencialidades do país de forma sustentável e critérios de gênero, que permita a criação de empregos com salários decentes para as trabalhadoras e os trabalhadores.

De acordo com toda a trajetória anterior, o Partido Comunistade do Chile conclama seus militantes e amigos que façam o máximo esforço nos dias que faltam para que, em 15/16 de maio, possa culminar com êxito a eleição de deputados, prefeitos, vereadores e governadores. Devemos contribuir para a derrota dos partidos que defenderam a rejeição da Nova Constituição e fortalecer as listas da coligação Aprovo Dignidade e Chile Digno, e as candidaturas dos povos indígenas que nos representam.

A indicação de Daniel Jadue nos enche de orgulho e mostra que mais uma vez o Partido Comunista tem a capacidade de avançar na luta pela democracia e estabelecer um caminho de esperança para a parte mais substancial de nossa sociedade. Começa um caminho de vitória popular para o qual contribuiremos com todas as nossas forças e com a convicção de levar o camarada à presidência do Chile.

Comitê Central do Partido Comunista de Chile

24 de abril de 2021

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:

Comunicado público V pleno Comité Central

Categoria
Tag