Viva o Paro Nacional! Abaixo a repressão!

imagemCOLÔMBIA – COMUNICADO DA MARCHA PATRIÓTICA

Convocatória às ruas e pelo fim da violência estatal

A Coordenação Política e Social da Marcha Patriótica da Colômbia informa a todas as organizações, partidos, entidades de direitos humanos, governos e instituições nacionais e internacionais, que a sociedade colombiana está mobilizada desde 28 de abril de forma pacífica, exercendo seu direito constitucional e universal ao protesto cidadão.

83% da sociedade apoia os protestos com o objetivo de impedir que o governo nacional realize um brutal ajuste econômico através de uma nova reforma tributária e de uma maior privatização do sistema de saúde, em meio à pior crise econômica e sanitária da história do país, ao mesmo tempo em que mantém privilégios e isenções fiscais às empresas transnacionais e ao capital financeiro.

Declaramos que o Paro Nacional é um sucesso, ainda que o presidente Iván Duque e seu partido Uribista ignorem a voz dos cidadãos. A Reforma Tributária está fracassando e a sociedade como um todo seguirá no caminho das transformações da ordem injusta e violenta que se impõe às instituições do país. O povo colombiano constrói um caminho de unidade, mobilização e articulação popular para consolidar uma força social capaz de alcançar um governo de reconstrução nacional, que amplie a democracia e se oriente caminhando pela paz e a justiça social.

Denunciamos que o governo ordenou a militarização de várias cidades, e que o ex-presidente Álvaro Uribe tem incitado as Forças Armadas e a Polícia a usarem armas contra a população. Neste momento, as cidades de Cali, Pasto, Popayán, Bogotá, Medellín, Montería, Soacha, Pereira, Bucaramanga e algumas zonas rurais são palco da mais cruel repressão e violência estatal. Organizações de direitos humanos informam que a Polícia assassinou sete jovens na cidade de Cali, os feridos somam centenas em todas as cidades, apresentando ferimentos nos olhos e graves danos corporais.

Alertamos que o governo permite a violação de todas as garantias constitucionais das comunidades que protestam pacificamente, infiltrando agentes entre os manifestantes e atacando violentamente com armas não convencionais e armas de fogo, proibidas pelo Direito internacional humanitário no tratamento de protestos sociais. A polícia está detendo cidadãos e cidadãs, levando-os a locais irregulares de detenção sem seguir os protocolos legais, nem respeitar os direitos dos cidadãos.
Condenamos a detenção e tortura de nossos companheiros e companheiras da Juventud Rebelde de Colombia no departamento de Cundinamarca, os ataques aos meios de comunicação alternativa do Proceso de Unidad del Suroccidente Colombiano da Marcha Patriótica do Cauca, bem como o tratamento criminoso dado aos protestos legítimos em todo território nacional.

Conclamamos a comunidade nacional e internacional a exigir o cessar fogo do Estado contra o povo colombiano, e a auxiliar-nos na apresentação das denúncias perante o Tribunal Penal Internacional e a Corte Interamericana de Direitos Humanos. O que a Colômbia vive é uma ditadura disfarçada de democracia. Desde 28 de abril o poder executivo controla o país com autoritarismo, sem respeito ao princípio da divisão de poderes e usando as forças militares no campo e na cidade, para matar, torturar, deter e desaparecer cidadãos e cidadãs.

Levantamos nossa voz contra o regime injusto instaurado na Colômbia, fazendo uso dos direitos consagrados em nossa Constituição e leis. O povo colombiano está dizendo basta de pobreza, basta de violência, basta de repressão, e basta de privilégios para um punhado de latifundiários, banqueiros e transnacionais. Convocamos todas as organizações membros da Marcha para reforçarem a luta, saírem novamente às ruas, e encorajamos todos o povo a manter-se nas ruas até que a Reforma tributária e da saúde sejam retiradas pelo governo nacional.

Viva o Paro Nacional!
Pela segunda e última Independência!

Comitê Operacional Nacional
Marcha Patriótica – Coordenação Política e Social