Derrotar os governos Bolsonaro e Mauro Mendes

imagemConstruir um novo rumo para Mato Grosso e o Brasil!

Comitê Regional do PCB-MT

Tivemos nesse dia 1º de maio mais um dia internacional dos trabalhadores. Talvez o mais dramático em muitos anos no Brasil. A crise sanitária continua incontrolável e acirra a crise socioeconômica e política no país. Temos cerca de ¼ das mortes por COVID do mundo, nossos hospitais estão superlotados e sem capacidade de receber novos pacientes que continuam a surgir em numero acentuado. A estagnação econômica se acentua, a fome, a miséria, o desemprego e o preço dos alimentos disparam!

Tudo isso vem acompanhado de um Governo Federal de extrema-direita que, além de não atuar no sentido de conter a pandemia e os efeitos da crise socioeconômica, reforça o negacionismo e opera a destruição de direitos sociais e trabalhistas e a entrega descarada das riquezas nacionais para o grande capital! Qualquer análise sobre o nosso presente momento fica incompleta se não considerar que as classes dominantes apoiaram a eleição e em grande medida apoiam esse governo, que com suas medidas ultraliberais atende aos seus interesses.

Em Mato Grosso, a situação não é menos caótica: somos, em um país que pouco vacinou, um dos Estados com menor porcentagem de vacinados. Além disso, Cuiabá é uma das capitais dos Estados com menor taxa de vacinação do país. Somos ainda o terceiro Estado com maior taxa de óbitos, com 323 mortes por cem mil habitantes. Nossos Governos, em especial o Estadual, têm deliberadamente se esquivado de medidas de contenção da pandemia mais enérgicas, por pressão das nossas classes dominantes, em especial o agronegócio, que segue com lucratividade exorbitante e isenções fiscais vergonhosas.

É por isso, e por nossa história de luta ao lado da classe trabalhadora, que afirmamos que só a luta e a organização coletiva e autônoma poderão reverter a atual crise sem que a conta caia para a grande maioria da população, os trabalhadores. Assim, temos atuado em nossos locais de trabalho, moradia e estudo, nos nossos coletivos partidários (Unidade Classista, Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e União da Juventude Comunista) e composto todas as frentes de luta e de solidariedade que possam fortalecer a nossa resistência e organização, dentre elas, o FORUM SINDICAL, POPULAR E DE JUVENTUDES DE LUTA POR DIREITOS E LIBERDADES DEMOCRÁTICAS, que construímos nacionalmente e devemos fortalecer em nosso Estado; a FRENTE AMPLA POR VIDA DIGNA, VACINAÇÃO EM MASSA E CONTRA AS POLÍTICAS DE MORTE E FOME, que organizou-se recentemente pautando sobretudo a vacinação em massa; a FRENTE POPULAR PELA VIDA, que já há um ano tem cumprido um papel essencial na solidariedade de classe, doação de cestas básicas e na luta contra a reforma administrativa e o direito dos servidores públicos; e a REUNIÃO DAS ENTIDADES DA EDUCAÇÃO CONTRA O PL DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS, que recentemente se organizou e tem atraído amplos setores da educação para pressionar os Governos, o Congresso Federal e a Assembléia Legislaticva Estadual contra o retorno as aulas sem vacinação em massa, o que coloca em risco profissionais da educação, estudantes e suas famílias, ou seja, o conjunto da população trabalhadora.

É fundamental destacar nessas comemorações do Primeiro de Maio o combate às arbitrariedades, atitudes criminosas, aspirações golpistas, o massacre em curso contra o povo trabalhador e o conluio com o que há de mais reacionário, atrasado e mafioso nesse país, representado principalmente pelo Governo de Jair Bolsonaro, Mourão e Guedes. Devemos ainda defender a necessidade do impeachment da chapa presidencial, sem deixar de denunciar a responsabilidade da burguesia brasileira e seus representantes no Congresso, Judiciário e Forças Armadas com a política genocida e de destruição dos direitos da classe trabalhadora.

Defendemos:
• Funcionamento apenas das atividades essenciais até cessar a pandemia;
• Tabelamento dos preços dos gêneros de primeira necessidade;
• Vacinação já e gratuita para todos os/as brasileiros/as pelo SUS;
• SUS 100% estatal, público, universal, gratuito e de qualidade;
• Auxílio emergencial de no mínimo 600 reais para todos que necessitarem;
• Nenhuma ação de despejo das comunidades que lutam legitimamente em defesa da moradia popular;
• Defesa das empresas públicas e reestatização de todas as empresas estratégicas;
• Revogação imediata da emenda constitucional do teto dos gastos e das contrarreformas trabalhista e previdenciária;
• Rejeição completa da Reforma Administrativa;
• Total oposição às aulas presenciais durante a pandemia;
• Garantia de estabilidade no emprego, com salário integral e todos os direitos e garantias, a todos/as os/as trabalhadores/as;
• Transporte público gratuito aos idosos e desempregados;
• Suspensão imediata do pagamento dos juros da dívida interna;
• Taxação das grandes fortunas;
• Criação de Frentes de Trabalho e programa habitacional de construção e distribuição de casas populares.

POR VACINA, TRABALHO, PÃO, TERRA E MORADIA!
FORA BOLSONARO-MOURÃO! IMPEACHMENT JÁ!
DERROTAR O GOVERNO MAURO MENDES!
CONSTRUIR A GREVE GERAL!
NÃO À CONCILIAÇÃO!
PELO PODER POPULAR, RUMO AO SOCIALISMO!

Comitê Regional PCB-MT

Categoria
Tag