Gastos militares e fome mundial

imagemPor Hedelberto López Blanch

A menor redução desde a Segunda Guerra Mundial do Produto Interno Bruto (PIB) global que ocorreu em 2020 e a continuidade dessa tendência em 2021 devido à pandemia do coronavírus contrastam com os enormes gastos dedicados à corrida armamentista que naquele período alcançaram números recordes.

A Covid-19 colocou a economia mundial em risco ao provocar a perda de milhões de empregos, falências de empresas e negócios, gastos enormes para cuidar da saúde dos infectados, queda do comércio e proliferação da miséria e da pobreza em grande parte da população, especialmente nos países em desenvolvimento.

Os especialistas classificam como catastrófica a situação em que poucos países saíram ilesos de uma doença que demonstrou a incapacidade do sistema capitalista neoliberal de enfrentar e proteger a maioria de suas populações dos graves efeitos do flagelo.

O Instituto Internacional de Finanças (IIF na sigla em inglês) em relatório recente indicou que a dívida de famílias, empresas, bancos e governos em todo o planeta era de 272 trilhões de dólares no final do terceiro trimestre de 2020 e, ao final do ano, atingiu um recorde histórico de US $ 277 trilhões, representando 365% do PIB mundial.

Apesar desse grande problema, os gastos militares continuaram aumentando, pois, segundo o Instituto Internacional de Pesquisas para a Paz de Estocolmo (CEPRI), a crise gerada pela pandemia não impediu que o capital colocado nas ações militares continuasse a subir.

Pelo quinto ano consecutivo, afirma, subiu para 1,98 trilhão de dólares, 74 bilhões a mais do que em 2019, ou seja, 2,6% ano a ano, enquanto o PIB mundial caiu 4,4%. O fato de os gastos militares aumentarem em um ano de recessão econômica significa que a proporção desse tipo de investimento no PIB total também cresceu.

Segundo o CEPRI, apenas cinco países respondem por 62% dos gastos militares: os Estados Unidos subiram de 4,4% em 2020 para 778 bilhões de dólares, ou seja, 39% do total; China 1,9% no ano para 252 bilhões; Índia, 2,1% para 72 bilhões; Rússia 2,5% a 61,7 bilhões; Reino Unido, 2,9%, ou seja, 59,2 bilhões.

No que diz respeito aos países membros da Organização do Atlântico Norte (OTAN), chega a 1,1 trilhão, o que representa 56% globalmente.

Mas vamos analisar outros dados, como o do Banco Mundial, a indicar que em 2020 entre 88 milhões e 115 milhões a mais caíram na pobreza extrema, de modo que o número de pessoas que sobrevivem com apenas US $ 1,98 por dia aumentou entre 703 milhões e 729 milhões. A taxa de pobreza extrema ficaria entre 9,1 e 9,4%, o que equivale a um recuo de três anos, já que voltou aos níveis registrados em 2017.

Durante as décadas de 1970, 1980 e 1990, o líder da Revolução Cubana, Fidel Castro, apontou em vários foros internacionais a necessidade de acabar com os gastos monumentais investidos pelas nações mais poderosas para manter a corrida armamentista. Em um de seus discursos, proferido em 12 de outubro de 1979, antes da 34ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Fidel denunciou:

“O barulho de armas, linguagem ameaçadora e arrogância no cenário internacional, deve parar. Chega da ilusão de que os problemas do mundo podem ser resolvidos com armas nucleares. As bombas podem matar os famintos, os doentes, os ignorantes, mas não podem matar a fome, a doença, a ignorância.”

Especialistas das Nações Unidas dizem que apenas US $ 160 por pessoa por ano são necessários para minimizar a pobreza extrema. Se multiplicado pelos 729 milhões que estão nessa frágil categoria, o número chegaria a 116 640 milhões de dólares, o suficiente para minimizá-lo. Mas a ONU vai além, garantindo que 1,5 trilhão é necessário para erradicar a pobreza humana para sempre e para que os mais necessitados possam ter programas de alimentação, saúde e educação ao seu alcance.

Embora o número pareça grande, a quantia é igual a apenas 1% do PIB global anual ou 23 meses de gastos militares dos EUA. Se nos últimos anos o investimento social tivesse crescido em vez da corrida armamentista, o mundo estaria em melhor situação, menos desigual, mais próspero e humano.

As políticas levadas a cabo nos últimos tempos pela anterior administração norte-americana de Donald Trump e aparentemente continuadas pela atual de Joe Biden, promovendo uma nova guerra fria, desta vez contra a China e a Rússia, sem dúvida que aumentará ainda mais a fome e a pobreza. Esperançosamente, esta situação não deve continuar, para o bem da humanidade.

Hedelberto López Blanch é jornalista, escritor e pesquisador cubano.

Fonte: Rebelion

Categoria
Tag