Comandante Jesús Santrich, presente!

imagemInformamos à Colômbia e ao mundo, com dor no coração, a triste notícia da morte do comandante Jesús Santrich, integrante da Direção das FARC-EP, Segunda Marquetalia, em uma emboscada executada por comandos do exército da Colômbia no dia 17 de maio.

O fato sucedeu na Serranía del Perijá, zona binacional fronteiriça entre El Chalet e a vereda Los Laureles, dentro de território venezuelano. Até este lugar penetraram os comandos colombianos por ordem direta do presidente Iván Duque. A caminhoneta onde viajava o comandante foi atacada com fogo de fuzilaria e explosões de granadas. Consumado o crime, os assassinos lhe cortaram o dedo mínimo de sua mão esquerda. Poucos minutos depois, próximo ao local, os comandos foram rapidamente retirados em um helicóptero amarelo com destino à Colômbia.

À sua família, nossas mais profundas condolências. Nós os acompanhamos em sua infinita desolação e na tristeza que toma conta de suas almas. Santrich caiu em liberdade, livre como queria. Livre sonhando com uma Nova Colômbia em plena paz, com justiça social, democracia e uma vida digna para seu povo, para os pobres da terra, os excluídos e discriminados e a população indefesa que hoje em dia é brutalmente atacada pelo exército e pela polícia nas ruas por ordem da monstruosa tirania de Duque e Álvaro Uribe.

Santrich partiu para a eternidade com todas as luzes acesas, com a visão geopolítica de Bolívar e Manuel, sonhando com a vitória da unidade, da fraternidade e da solidariedade dos povos do continente.

A notícia da morte de Santrich não salvará o arrogante tirano Iván Duque da raiva popular desencadeada. Ao povo colombiano mobilizado há 20 dias em protesto permanente contra o criminoso governo, pedimos, em homenagem a Santrich, que não afrouxe sua justa luta e se lance com todas as suas forças para derrotar este maldito regime que nos reprime até a alma.

Chamamos a todos e todas a continuar lutando nas ruas até que tenhamos um novo governo do povo e para o povo, mais humano, que pense na dignidade das gentes e não apenas em aumentar os privilégios das oligarquias, um governo sem corrupção ou ladrões do Estado, como queria o comandante que caiu na luta.

Saudações aos que partiram, mas que permanecem conosco, como Jesús Santrich, o homem que sempre lutou pela paz da Colômbia sem traição e sem perfídia.

Povo colombiano, pela vitória, AVANTE!

FARC-EP

Segunda Marquetalia

18 de maio de 2021

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)