Contra o genocídio do povo Yanomami!

imagemToda solidariedade aos povos indígenas

PCB de Roraima

O Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro-PCB do Estado de Roraima vem, através desta nota, prestar toda a solidariedade e apoio aos povos indígenas do Estado, em especial aos povos Yanomami e Ye’kuana, que nos últimos dias vêm sofrendo ataques de milícias armadas em seu próprio território.

Tais atos refletem as promessas feitas pelo presidente da República Jair Bolsonaro que, desde que foi eleito, prometeu abrir a Amazônia para exploração mineral em áreas indígenas. Isso incentivou a invasão de mais de 20 mil pessoas, as quais, na ânsia de busca do “Eldorado”, promovem a presença do capitalismo selvagem dentro da grande Amazônia. Esta ação desenfreada tem causado a derrubada de árvores, envenenamento dos rios com mercúrio e a infecção dos povos indígenas por covid-19.

O povo Yanomami é um dos maiores povos isolados da América do Sul. Eles vivem na floresta amazônica há milhares de anos. E com a escalada do conflito armado na Terra Indígena Yanomami, aguardamos uma reação mais enérgica das autoridades brasileiras. Ataque como esse último ocorrido na região de Palimiu não é um fato isolado. Desde abril, lideranças indígenas já haviam denunciado outro tiroteio por grupos de milícias fortemente armados, que agem nas terras indígenas.

É necessária e urgente a mobilização das organizações populares para que o Estado brasileiro dê uma resposta contrária aos atos praticados. Que seja assegurada a integridade do povo Yanomami!

Boa Vista-Roraima, maio de 2021