Total repúdio aos ataques fascistas!

imagemSolidariedade irrestrita ao camarada João Coimbra

PCB da Bahia

No último domingo (23), o camarada João Coimbra, militante do Partido Comunista Brasileiro na Bahia, sofreu diversos ataques anticomunistas, LGBTfóbicos e racistas coordenados por fascistas nas redes sociais, orquestrados com apoio da deputada Carla Zambelli (PSL), notória agitadora fascista e ligada ao governo genocida Bolsonaro-Mourão, que chegou a sugerir o enquadro do camarada na Lei de Segurança Nacional oriunda da ditadura. A postura de revolucionários como João, que se colocam contra o fascismo, mesmo sem citar nominalmente a tal deputada, despertou tal reação indiscriminada.

O ataque a militantes de esquerda, em especial aos comunistas, é um marco fundamental da ofensiva fascista em nosso país. Ao passo que o governo Bolsonaro-Mourão e toda horda composta pelo seu governo implementam uma agenda política e econômica de privatizações, de corte no investimento público nos setores sociais, ampliando a fome, o desemprego e a carestia, a violência contra militantes, partidos de esquerda e movimentos organizados cresce no mesmo patamar. Não é possível sustentar tamanho regime de miséria para as amplas massas trabalhadoras sem aperfeiçoar os métodos de repressão e perseguição à militância social.

Historicamente os Partidos Comunistas foram duramente criminalizados pelas burguesias em todo mundo, em especial nos regimes fascistas. Durante todo século XX o PCB passou mais tempo na clandestinidade que na legalidade. A burguesia brasileira nunca tolerou a existência de um partido revolucionário que nunca abdicou do compromisso com a transformação socialista em nosso país. Seja na Ditadura Vargas, Dultra ou na Ditadura Militar que assassinou 42 militantes do PCB, nossa trajetória política é marcada pela resistência contra a repressão de diversos regimes burgueses.

O camarada João Coimbra cumpre um importante papel de politização nas redes, sobretudo no movimento negro em perspectiva revolucionária. A agressão e tentativas fracassadas de agitadores fascistas o intimidarem representam o quadro de desespero frente à perspectiva revolucionária que vai ganhando cada vez mais espaço no cenário político nacional, em especial na juventude e no movimento negro.

Convocamos todas as organizações políticas democráticas e progressistas a estenderem o laço de solidariedade e a denunciar as perseguições fascistas. Ante a criminalização e perseguição a militantes de partidos operários, organizações e movimentos sociais: nenhum passo atrás!

Em defesa das liberdades democráticas!

Fora Bolsonaro-Mourão e as hordas fascistas!

Pelo Poder Popular e o Socialismo!

Partido Comunista Brasileiro
Comitê Regional – Bahia