Repúdio à repressão policial em Recife!

imagemPCB repudia a bárbara repressão policial contra o ato Fora Bolsonaro/Mourão em Recife

O governo de Pernambuco é responsável!

Comitê Regional do PCB de Pernambuco

Diante da brutal repressão da Polícia Militar do Estado de Pernambuco à manifestação pelo Fora Bolsonaro e Mourão, por vacinas, trabalho e comida no prato realizada em Recife, o PCB vem denunciar o Governo do Estado de Pernambuco (PSB/PCdoB) como responsável direto pelos danos físicos e morais causados a manifestantes, entre eles Daniel Campelo da Silva (51 anos) e Jonas Correia de França (29), atingidos no olho por tiros de bala de borracha à queima-roupa. O PCB manifesta sua irrestrita solidariedade a Daniel e Jonas e suas famílias. O primeiro perdeu a visão do olho esquerdo e conta com a contribuição e solidariedade de todos(as) através de campanha de arrecadação de fundos que ajudará sua família enquanto não pode voltar a trabalhar. O Estado deve ser responsabilizado e tem a obrigação de indenizar as vítimas pelo estrago causado às suas vidas! Manifestamos também nossa solidariedade à vereadora Liana Cirne (PT), agredida covardemente pela PMPE enquanto buscava o diálogo.

O governo de Pernambuco, progressista de faz de contas, vergonhosamente foi o único a reprimir com tamanha brutalidade a manifestação, que ocorreu em diversas capitais e estados da federação. O ato, como amplamente atestado por imagens e vídeos, seguia com extrema organização e disciplina, mantendo o distanciamento social e garantindo a distribuição de máscaras PFF2 e álcool para higienização dos manifestantes. Mesmo assim, quando se aproximava o seu final, os manifestantes foram surpreendidos por uma verdadeira emboscada armada pelo choque, que iniciou o bárbaro espetáculo de balas de borracha e bombas de efeito moral para dispersá-los e, mesmo após a dispersão, viaturas da PM e do choque promoveram uma caça aos grupos que ainda circulavam pelas imediações do centro de Recife, atingindo com balas de borracha inclusive pessoas que se encontravam nas paradas de ônibus aguardando a condução para suas casas. A atuação da Polícia Militar nos Atos da Morte promovidos por bolsonaristas, comparada com a brutalidade da perseguição investida contra as manifestações pelo fim do governo genocida de Bolsonaro/Mourão, revela um gritante contraste. Por que isso?

Após os atos de repressão, a vice-governadora, Luciana Santos, falou que a ação não foi autorizada pelo governo. O governador, Paulo Câmara, não ofereceu a mesma versão que a vice e disse apenas que os responsáveis vão ser investigados e afastados temporariamente, mas não divulgou os nomes desses investigados. O PCB fará parte do esforço para uma verdadeira investigação e punição dos culpados e desde já pergunta ao governador Paulo Câmara: seu governo ordenou ou não a presença do Batalhão de Choque?

As ações do Governo do Estado de Pernambuco e sua polícia devem ser enquadradas como graves violações aos Direitos Humanos. Grave violação do direito de protesto contra o genocídio em curso em nosso país, contra o qual somente o poder da luta organizada travada nas ruas pode surtir algum efeito.

O Partido Comunista Brasileiro em Pernambuco garante que não sairá das ruas enquanto não cair o governo Bolsonaro/Mourão e enquanto o Governo de Pernambuco não for responsabilizado como CÚMPLICE da situação fora de controle em que estamos! A luta crescerá!