Peru: mobilização contra manobras golpistas!

imagemNota da Comissão Política do Partido Comunista Peruano

RECHAÇAMOS AS MANOBRAS GOLPISTAS!

A candidata derrotada nas eleições do Bicentenário realiza, em cumplicidade com a direita reacionária e mafiosa do Peru, manobras destinadas a afrontar a vontade popular com manifestações intimidatórias ao Presidente do Júri Nacional das Eleições e uma campanha de hostilidades, pretendendo prolongar a demora na divulgação do resultado e buscando desconhecer o resultado das eleições, que, em 07 de junho, alcançaram 100% das atas processadas e 99,75% contabilizadas.

Além disso, apelando para uma campanha macartista produzida no exterior por presidentes e intelectuais aliados ao imperialismo estadunidense e atiçando o ódio de classe no interior do país, vai criando um clima de tensão, o qual, em determinado momento, põe em perigo a serenidade e a paz com que se deve concluir o processo eleitoral, proclamando-se o vencedor.

Por tal motivo, rechaçamos a ingerência estrangeira e as manobras golpistas dilatórias de Keiko Fujimori e seus aliados, que dominam o poder econômico e político e pretendem continuar a fazê-lo, para não perder seus privilégios alcançados às custas do erário público nacional e por meios ilícitos. Conclamamos todas as organizações sindicais, democráticas, coletivos de jovens, mulheres, partidos de esquerda e progressistas, organizações populares, instituições culturais e entidades profissionais do país a externar seu respaldo à vontade do povo expressa nas manifestações das multidões em todas as regiões e referendadas nas urnas no dia 06 do presente mês.

O povo, que foi submetido aos interesses da direita e que é vítima do atraso, da indiferença e em estado de vulnerabilidade, votou por uma saúde integral, educação de qualidade, geração de emprego com salários dignos, pela soberania econômica sobre nossos recursos naturais, a fim de que seja garantida uma melhor distribuição da riqueza, desenvolvendo a indústria nacional. Tudo isto está representado no professor Pedro Castillo, razão pela qual o povo e suas organizações, sem distinção, devemos defender a vontade popular de dois terços do país. Todos devemos defender a eleição e exigir do JNE a proclamação do presidente eleito.

CONTRA O MACARTISMO, CONTRA A INGERÊNCIA E AS MANOBRAS GOLPISTAS, MOBILIZAÇÃO POPULAR!

Lima, 14 de junho de 2021.

Partido Comunista Peruano

A Comissão Política

Categoria
Tag