KKE: concluído com êxito o XXI Congresso

imagemKKE – Partido Comunista da Grécia

Sob o canto da Internacional se concluíram, em 27 de junho de 2021, os trabalhos do XXI Congresso, com a eleição do novo Comitê Central (81 membros) e do Comitê Central de Auditoria (7 membros). O Comitê Central, em sua primeira reunião, escolheu por unanimidade, como Secretário Geral do Comitê Central do KKE, o camarada Dimitris Koutsoumpas.

O Congresso do KKE começou com o ato de abertura no dia 24 de junho (quinta), e a continuação dos trabalhos tiveram lugar na sede do Comitê Central do Partido na sexta e no sábado , dias 25 e 26. Na rica discussão de dois dias sobre o primeiro tema da agenda do XXI Congresso do KKE, a respeito do informe sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê Central e o Comitê Central de Auditoria, assim como a planificação da ação até o XXII Congresso, intervieram 67 delegados.

Na discussão se expressou o acordo essencial com as Teses e o informe do Comitê Central e se depositou a rica experiência da ação de vanguarda dos comunistas sobre todos os problemas populares. Desenvolveu-se um rico debate sobre o tema principal, ou seja, como se fará mais distintivo o papel do KKE nas condições atuais como vanguarda organizada, portador de novas ideias, como se darão passos na organização da classe operária, dos trabalhadores autônomos da cidade, dos camponeses pobres, dos jovens e das mulheres em seus sindicatos, associações e organizações, na promoção da coordenação de sua ação, da solidariedade, da aliança social, ao desenvolvimento da luta na direção anticapitalista-antimonopolista.

O informe e o discurso de encerramento do Comitê Central do KKE foram aprovados por unanimidade. As Teses do KKE, que haviam sido publicadas para uma discussão pública e interna durante três meses, assim como o informe do Comitê Central de Auditoria, foram também aprovados por unanimidade.

O XXI Congresso aprovou por unanimidade a Resolução do Congresso que define as tarefas do Partido até o XXII Congresso. Além disso, o XXI Congresso aprovou por unanimidade uma Resolução especial sobre as tarefas dos comunistas junto à classe operária e seu movimento, e junto à aliança social.

Cabe assinalar que 102 Partidos Comunistas e Operários de todo o mundo enviaram mensagens de saudação ao XXI Congresso do KKE, expressando seus desejos para o êxito dos trabalhos. As mensagens originais podem ser encontradas na página https://21stcongresskke.blogspot.com/2021/06/list-of-messages-of-greetings-to-21st.html#more.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: http://pt.kke.gr/en/articles/The-work-of-the-21st-Congress-of-the-KKE-was-successfully-completed/