Em defesa de Cuba Socialista!

imagemNota Política do PCB

O Partido Comunista Brasileiro – PCB vem, por meio desta nota, repudiar o bloqueio genocida e a participação da administração estadunidense nos recentes protestos ocorridos em Cuba, bem como prestar irrestrita solidariedade e saudar a bravura do povo cubano, que há décadas vem resistindo aos ataques do imperialismo.

As páginas dos noticiários internacionais, desde a tarde deste último domingo, 11 de julho, encheram-se com os informes de que em Cuba algumas pessoas protestaram contra a difícil situação pela qual a ilha está passando e contra o governo cubano. O próprio presidente Miguel Díaz-Canel se pronunciou a respeito, explicando os motivos da crise no país e alertando sobre o interesse e a participação do governo dos Estados Unidos nesses protestos, com o objetivo de desestabilizar Cuba e a Revolução Cubana.

Em primeiro lugar, é necessário pôr a nu os motivos da crise que a mídia burguesa tanto propala. É verdade que Cuba passa por dificuldades, mas o que estes meios de comunicação ignoram ou tentam naturalizar é que Cuba já sofre há seis décadas um bloqueio criminoso e genocida promovido pelos Estados Unidos, que tem custado muito ao povo cubano, mas não foram suficientes para abalar as forças de sua Revolução.

Apesar do contexto de pandemia que o mundo todo está sofrendo, com mais de um milhão de vítimas fatais, as medidas do bloqueio criminoso não diminuíram, muito pelo contrário, recrudesceram. Nas palavras do presidente Díaz-Canel: “começaram a recrudescer uma série de medidas restritivas, de recrudescimento do bloqueio, de perseguição financeira contra o setor energético com o objetivo de asfixiar nossa economia”. E as ofensivas chegaram ao absurdo da inclusão de Cuba na lista de países patrocinadores do terrorismo, pelos Estados Unidos, sem qualquer fundamento.

Recentemente, no dia 23 de junho, foi levada para votação na Assembleia Geral das ONU, pela 29ª vez, a moção de Cuba contra o bloqueio que tem sido promovido pelos Estados Unidos e seus aliados. Os resultados revelam, por um lado, a reprovação das medidas de bloqueio no âmbito da comunidade internacional: 184 votos a favor (do fim do bloqueio), 2 contra (Estados Unidos e Israel) e 3 abstenções (Brasil, Colômbia e Ucrânia). Por outro lado, mostram quem são os inimigos da soberania e do povo cubanos.

Os Estados Unidos e seus aliados atacam Cuba por ser um país socialista, que não se curva às imposições do imperialismo, mas representa, isto sim, os interesses de seu próprio povo e busca sempre atender as necessidades fundamentais da população. E é justamente graças ao caráter socialista de sua Revolução, que não deve nunca ser ignorado, que Cuba e o povo cubano conseguem resistir a essas ofensivas. Apesar do cerco e da ingerência do imperialismo estadunidense, Cuba tem crescido, com o desenvolvimento da educação pública e universal, assim como a saúde exemplar e a promoção da solidariedade internacionalista, a exemplo das Brigadas Médicas Henry Reeve, que desde 2005 já salvaram milhares de vidas e, neste contexto de pandemia, prestaram apoio médico a dezenas de países.

É necessário ainda ressaltar e repudiar o apoio e financiamento dos Estados Unidos e de seus lacaios a grupos ligados às forças imperialistas, com o claro objetivo de desestabilizar o governo, utilizando-se da tática de guerras híbridas. Aconteceu, em dezembro do ano passado, com o já desmascarado “Movimento San Isidro” e está acontecendo novamente. Mas Cuba resistirá mais uma vez e seguirá firme a Revolução Cubana, servindo de exemplo aos povos, trabalhadores e trabalhadoras que buscam se libertar dos grilhões do capitalismo e caminhar rumo à construção do socialismo.

VIVA O SOCIALISMO E A REVOLUÇÃO CUBANA!
TODO APOIO AO POVO, AO GOVERNO E AO PARTIDO COMUNISTA DE CUBA!
VIVA A SOLIDARIEDADE ENTRE OS POVOS!
ABAIXO O BLOQUEIO GENOCIDA DOS EUA!

Comissão Política Nacional

Partido Comunista Brasileiro – PCB

12 de julho de 2021