Comitê de Solidariedade João Alfredo Dias

imagemComitê Regional do PCB da Paraíba

O desemprego e a informalidade do trabalho batem recordes no Brasil: cerca de 20 milhões de pessoas estão desempregadas e pelo menos 40% da classe trabalhadora foi empurrada para o universo informal das relações de trabalho.

Somam-se a esse quadro os aumentos abusivos nos preços dos alimentos em um cenário em que o salário mínimo tem o pior poder de compra para itens da cesta básica dos últimos 15 anos, além das sucessivas altas nos preços do gás de cozinha e da tarifa de energia elétrica, resultados diretos das políticas econômicas ultraliberais, entreguistas e anti-povo do governo Bolsonaro-Mourão-Guedes, que dia após dia aprofundam cada vez mais as condições de precarização da vida da classe trabalhadora brasileira.

O resultado não poderia ser outro: além das quase 580 mil mortes decorrentes da pandemia, a classe trabalhadora brasileira se defronta com um grave quadro de crise social em que mais da metade dos lares brasileiros vivencia a insegurança alimentar e pelo menos 19 milhões de pessoas passam fome em todo o país.

Nessa perspectiva, no último sábado (21/08), militantes, simpatizantes e pessoas amigas do PCB-PB e da UJC-PB deram início às atividades do Comitê de Solidariedade João Alfredo Dias, com o intuito de arrecadar alimentos, itens de higiene pessoal, respiradores PFF2, roupas e agasalhos (além de contribuições financeiras a serem revertidas em compras de alimentos) que futuramente serão destinados a comunidades situadas na capital paraibana.

Trata-se de uma ação de solidariedade de classe, radicalmente oposta às típicas ações de caridade. Em primeiro lugar, por tratar-se de uma construção coletiva que envolve a solidariedade entre estudantes, trabalhadores e trabalhadoras, em segundo lugar, por ser uma ação politicamente consciente, que além de constituir um socorro emergencial à classe trabalhadora, pretende mobilizar politicamente na perspectiva de atingir as raízes da injustiça social por meio da superação do capitalismo.

O comitê de solidariedade leva o nome do paraibano João Alfredo Dias, o Nego Fuba, em uma homenagem de seus camaradas à sua destacada militância política no Partido Comunista Brasileiro e nas Ligas Camponesas de Sapé.
Para além da arrecadação e distribuição de alimentos e demais itens já citados, o Comitê de Solidariedade João Alfredo Dias deve contar em breve com um cursinho popular Pré-Enem destinado a estudantes oriundos da classe trabalhadora.

“Façamos nós por nossas mãos tudo o que a nós nos diz respeito”.