Solidariedade com o povo trabalhador e o PC da Venezuela

imagemSolidariedade com o povo trabalhador e o PC da Venezuela (PCV) frente ao atentado a seus direitos políticos e eleitorais

Tribuna Popular

COMUNICADO

Nossos partidos expressam uma vez mais sua solidariedade com o povo da Venezuela, que está sendo severamente golpeado por medidas coercitivas ilegais imperialistas, mas também pela crise capitalista, que está provocando o desmonte das conquistas e direitos da classe trabalhadora e das camadas populares.

O diálogo entre o governo de Nicolás Maduro com as forças de oposição  reacionária, que até há pouco buscavam derrubá-lo mediante um golpe de Estado e da intervenção imperialista, não tem como finalidade garantir os interesses do povo. Este diálogo, enquanto que por um lado gera resultados imediatos a favor dos interesses da oposição reacionária e dos grupos empresariais, por outro lado, acelera a retirada dos direitos trabalhistas, sindicais e políticos dos trabalhadores e das organizações revolucionárias. Um exemplo é a tendência à criminalização das lutas operárias que mantém  um número considerável de trabalhadores injustamente presos.

Expressamos nosso repúdio a estas inaceitáveis ações, que vêm sendo usadas para cassar candidaturas do PCV, e impedir que o povo expresse um amplo apoio a seus candidatos nas próximas eleições locais.

Manifestamos nosso apoio e solidariedade com todos os candidatos do PCV, da JCV e da Alternativa Revolucionária Popular (APR). As decisões do Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, de bloquear as candidaturas do PCV e da APR no Município Libertador da cidade de Caracas, do Estado la Guaira e do Município Macanao do Estado Nueva Esparta, são inaceitáveis e completamente injustificadas. Não é possível que ao mesmo tempo que se dão garantias para a participação das forças reacionárias nas eleições, bloqueiam as candidaturas do PCV, atacando direitos políticos e democráticos fundamentais.

De igual modo, expressamos também nosso repúdio aos recentes ataques contra o Secretário Geral do PCV, o camarada Oscar Figuera, por parte de um deputado da bancada do partido do governo, que tentam novamente vincular o PCV aos planos do imperialismo e do Departamento de Estado dos Estados Unidos da América contra a Venezuela.

Exigimos que se parem os ataques anticomunistas contra o PCV e que se promova o imediato restablecimento dos direitos políticos e eleitorais golpeados.

O Partido Comunista da Venezuela é uma organização com uma tradição de luta anti-imperialista a serviço da classe trabalhadora, das camadas populares e em defesa da soberania de seu país durante 90 anos. Sua existência e fortalecimento será sempre garantia para o avanço das lutas anti-imperialistas, democráticas e revolucionárias na Venezuela.

Partidos que assinam a declaração:

Partido Comunista da Austrália

Partido Comunista Brasileiro

Partido Comunista da Grã Bretanha

Partido Socialista dos Trabalhadores da Croácia

Partido Comunista de Bangladesh

Partido Comunista da Bohemia e Morávia

Partido Comunista da Finlândia

Partido Comunista Alemão

Partido Comunista da Grécia

Partido Comunista do Iraque

Partido Comunista do Kurdistão-Iraque

Partido Tudeh do Irã

Partido Comunista da Irlanda

Partido Comunista da Jordânia

Movimento Socialista do Cazaquistão

Partido Comunista de Luxemburgo

Partido Comunista do México

Partido Comunista da Noruega

Partido Comunista Peruano

Partido Comunista das Filipinas [PKP 1930]

Partido Comunista da Sérvia

Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha

Partido Comunista dos Povos de Espanha

Partido Comunista do Sudão

Partido Comunista Sírio

Partido Comunista Sírio [Unificado]

Partido Comunista da Turquia

Partido Comunista da Ucrânia

Partido Comunista da Venezuela

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://prensapcv.wordpress.com/2021/10/06/solidaridad-con-el-pueblo-trabajador-y-el-pc-de-venezuela-pcv-frente-al-atentado-a-sus-derechos-politicos-y-electorales/

*Leia o comunicado aqui* https://t.co/aHNBAjGyyA

*Rompa o cerco e compartilh este tweet* https://t.co/SHC2v4nKmz