PCB realiza com êxito o seu XVI Congresso!

imagemSob o lema “Pelo Poder Popular, rumo ao socialismo!” realizou-se com grande êxito, entre 29 de outubro e 02 de novembro, o XVI Congresso Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB), em São Paulo. Organizado sob as difíceis condições da pandemia da COVID-19, com o cumprimento de todas as medidas sanitárias pertinentes, o Congresso Nacional foi o desfecho de um longo acúmulo coletivo interno, contando com a presença de centenas de delegados e delegadas de todas as regiões do país, do Acre ao Rio Grande do Sul, eleitos pelos Congressos Estaduais, após as discussões em todas as células do Partido país afora. O Congresso elegeu um novo Comitê Central, com mais de 50% de renovação, e reconduziu o camarada Edmilson Costa à Secretaria Geral.

O Congresso debateu e aprofundou as Teses produzidas pelo Comitê Central cessante (eleito no XV Congresso, em 2014), que encerrou seus trabalhos de direção na instalação do XVI Congresso, logo após a eleição da Mesa Diretora dos trabalhos. Estas teses, que tratam dos posicionamentos políticos e teóricos do PCB, da sua organização e das formas de atuação no movimento operário e popular, já haviam sido objeto de ricos debates nas etapas estaduais e de célula do Congresso. Na etapa nacional, as teses foram ainda mais amplamente debatidas, em reuniões nos dez Grupos de Discussão de todo o temário em que foram divididos os delegados e delegadas, bem como nas plenárias que reuniram todos os participantes do encontro nos dois últimos dias. Esses debates ricos e fraternos enriqueceram e refinaram as Resoluções do XVI Congresso, que serão divulgadas assim que o novo Comitê Central concluir a sistematização final dos textos aprovados no encontro.

Saímos do nosso Congresso armados com uma análise panorâmica do perfil do proletariado brasileiro, que aponta seus setores estratégicos e contradições com a ordem vigente; com um Programa de Lutas voltado à efetivação da estratégia socialista da revolução brasileira e com resoluções sobre nossas concepções e práticas organizativas, que nos preparam para seguir enraizando o Partido Comunista cada vez mais profundamente em meio à classe trabalhadora brasileira, com qualidade, consistência e firmeza ideológica.

O novo Comitê Central, eleito ao final do Congresso, tem a partir de agora a responsabilidade de pôr em prática as resoluções e orientações resultantes deste grande processo de discussão, que só fez reforçar o princípio comunista do centralismo democrático, dando oportunidade a toda a militância partidária de decidir diretamente sobre a linha política, a organização e a forma de atuação dos comunistas revolucionários no Brasil.

Os comunistas do PCB reafirmam a estratégia socialista da Revolução Brasileira, aprofundando sua leitura crítica acerca da realidade contemporânea do Brasil e do mundo e apontando para a necessidade de constituir, em meio à luta unificada de todo o proletariado contra os ataques da burguesia, uma poderosa frente anticapitalista e anti-imperialista, que assegure a independência política, orgânica e de classe do proletariado frente às vacilações da pequena burguesia e permita a luta das forças revolucionárias tanto contra a ofensiva reacionária e o neofascismo, quanto contra o reformismo e as ilusões de classe na democracia burguesa. Reafirmamos a via revolucionária da construção do Poder Popular, a partir das lutas da classe trabalhadora e das camadas populares oprimidas, na construção do Bloco Revolucionário do Proletariado, bloco de forças políticas e sociais necessário para levar a cabo a ruptura com o capitalismo e a construção da sociedade socialista, no rumo do comunismo.

O XVI Congresso Nacional do PCB representou o coroamento da política revolucionária dos comunistas brasileiros e demonstrou o crescimento do nosso partido entre trabalhadores e trabalhadoras urbanos(as) e rurais, jovens, mulheres, negros, indígenas, movimento LGBT, lutadores e lutadoras que atuam nos mais diversificados movimentos de contestação à ordem burguesa no Brasil, na solidariedade internacionalista e nas lutas anticapitalistas e anti-imperialistas. Mais um importante passo foi dado para a contribuição do PCB no caminho da construção do Poder Popular, rumo à Revolução Socialista! Nosso trabalho continua, na linha de frente das lutas que o futuro impõe à classe trabalhadora, rumo ao centenário de nossa fundação e o aniversário de trinta anos do início de nossa reconstrução revolucionária.

O XVI Congresso Nacional do PCB foi saudado, em apresentação audiovisual, por várias organizações políticas e populares nacionais, além de dezenas de Partidos Comunistas e Operários e outras organizações revolucionárias do mundo, comprovando a acertada política do PCB de estreitamento das relações com as organizações revolucionárias do movimento comunista internacional e de reforço da cultura e do exercício do internacionalismo proletário.

Viva a revolução brasileira e o socialismo!
Viva o internacionalismo proletário!
Viva o Partido Comunista Brasileiro!