Todo repúdio à chacina em São Gonçalo-RJ!

imagemPCB de São Gonçalo
Coletivo Negro Minervino de Oliveira

No último final de semana, o 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro promoveu uma bárbara chacina, após mais uma operação no Complexo do Salgueiro em São Gonçalo, onde oficialmente, até o momento, 9 corpos de moradores, com sinais de tortura, foram retirados por seus familiares do manguezal da comunidade. Segundo os moradores, a conta do extermínio é muito maior: seriam algumas dezenas o número de assassinados após a “operação de vingança” da PM.

No dia 20 de Novembro nos lembramos da luta de Zumbi e do Quilombo dos Palmares, a construção do Poder Popular das negras e negros durante sua luta de vida ou morte pela libertação e contra a escravidão perpetrada pela elite e seus algozes.

Hoje nos lembramos que essa luta continua. Apenas este ano foram 58 chacinas no Estado do Rio de Janeiro, com 242 mortos – número que sabemos não representar toda a sua realidade. Apenas em São Gonçalo foram 10 chacinas neste ano.
Temos denunciado o crescimento da violência de Estado em nossa cidade, cujo número de assassinatos por policiais cresceu 9 vezes entre 2011 e 2021 e que tem o batalhão da PM apontado como o mais violento da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Não nos esquecemos do assassinato de João Pedro, com apenas 14 anos, no mesmo Salgueiro que vê hoje dezenas de trabalhadores assassinados pela mesma política genocida. Não esqueceremos e não perdoaremos o governador Cláudio Castro, o prefeito Capitão Nelson e a burguesia do Rio de Janeiro, cuja política de guerra aos pobres tem deixado centenas de corpos em nossas comunidades.

Nos solidarizamos com todas as famílias e amigos que perderam seus entes queridos. Somente a luta e a organização popular podem frear esse genocídio. Consciência negra é Consciência de Classe.

Por novos Palmares, pelo Poder Popular!

#paratodosverem: ao fundo uma imagem de casas de uma favela, construções de alvenaria coloridas em meio a árvores. contém em destaque, acima e centralizado, as logos do PCB e do Coletivo Negro Minervino de Oliveira. Abaixo o enunciado: Nota do PCB e coletivos sobre a chacina em São Gonçalo.

Categoria
Tag