Toda solidariedade à deputada Natália Bonavides!

imagem

Nota de solidariedade à deputada Natália Bonavides e em repúdio às declarações misóginas do apresentador Ratinho

O Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro e o Partido Comunista Brasileiro vêm prestar toda solidariedade à deputada petista Natália Bonavides ( PT – RN) e manifestar todo o repúdio ao apresentador Carlos Massa, o Ratinho, por suas afirmações misóginas e persecutórias.

O apresentador Ratinho disse em seu programa de rádio que a deputada deveria retornar para casa para lavar cuecas do marido, e que ela deveria ser eliminada com uma metralhadora. Essa declaração surgiu devido a um projeto de lei da deputada federal, para retirar o termo “marido e mulher” da união civil. Ou seja, a intimidação surgiu devido à contestação dos termos jurídicos que reforçam a família heteronormativa e pode se configurar enquanto uma ameaça de feminicídio.

A situação de vida das mulheres no Brasil é alarmante, o que torna a afirmação do apresentador ainda mais grave. Vivemos entre os cinco países do mundo que mais violentam as mulheres, com taxa de 4,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Dados recentes mostram que uma a cada 6 mulheres já sofreram tentativa de feminicídio no Brasil.

Para além disso, o apresentador é totalmente misógino ao questionar se uma militante política não tem o que fazer, e afirmar que a mesma deveria voltar para o espaço privado para lavar cuecas e cuidar do marido. O espaço público e político foi historicamente destinado aos homens a partir do surgimento da divisão social e sexual do trabalho. Essa determinação limita estrutural e ideologicamente a participação das mulheres dentro dos espaços da política, reservando-os principalmente aos homens cis brancos representantes da burguesia. A violência é uma forma de impedir que as mulheres alcancem e se mantenham nesses locais.

Por outro lado, sabemos que o trabalho doméstico, essencial para a reprodução do modo de produção capitalista, ainda é exercido majoritariamente pelas mulheres, principalmente as mulheres negras – em suas próprias casas e como empregadas domésticas. Como descrito por Lenin, o trabalho doméstico, além de ser improdutivo, é um trabalho árduo, que esmaga, degrada, atrofia e tortura as mulheres. Esses trabalhos já deveriam ser coletivos, exercidos socialmente através de lavanderias, restaurantes e creches públicas. Porém, isso não é funcional para o capitalismo.

Entendemos que o apresentador, em suas poucas e degradantes frases, reitera tudo de mais conservador, retrógrado e misógino que permeia nossa sociedade e os governos protofascistas que tomaram o poder no país.

Reiteramos nossa luta contra o machismo, a misoginia, o racismo, a LGBTfobia e contra o capital.

As ameaças e violências contra as mulheres trabalhadoras e lutadoras são formas de perseguição a toda nossa classe.

Toda solidariedade a Natália Bonavides!

Coordenação Nacional do Coletivo Feminista Classista Ana Montenegro

Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro

17 de dezembro de 2021