EIPCO: contribuição do Partido Revolucionário do Povo do Laos

imagem

Por H.E. Thongsavanh Phomvihane,  membro do Comitê Central do Partido, Presidente do Comitê de Relações Externas do Comitê Central do Partido Revolucionário do Povo do Laos, Chefe da Delegação na Teleconferência Extraordinária do EIPCO.

(Vientiane, 10-11-12 de dezembro de 2021)

Estimado Presidium,

Distintos Delegados,

Para começar, em nome da delegação do Partido Revolucionário do Povo do Laos, estou muito satisfeito e honrado em participar desta teleconferência extraordinária do EIPCO sobre este importante tema.

A situação regional e internacional continua a passar por mudanças complexas e imprevisíveis, juntamente com o surto global da Covid-19, que afeta o desenvolvimento direta e indiretamente e inflige perdas consideráveis de vidas e bens às pessoas. Os conflitos subjacentes nas relações com a economia, comércio, tecnologia e outras questões estratégicas entre os países do mundo representam enormes desafios para os Estados, bem como para os partidos comunistas e de trabalhadores, partidos de esquerda e os movimentos progressistas no mundo em sua realização de atividades. Em particular, continuamos a nos confrontar com maquinações e ataques de forças hostis, imperialistas e sua aliança ocidental com o objetivo de sufocar e desmantelar as forças de esquerda em diferentes partes do mundo, especialmente interferindo nos assuntos internos, impondo sanções econômicas e financeiras unilaterais e fazendo várias formas de ataques.

Neste contexto, os movimentos comunistas e operários, em particular o Encontro Internacional dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), continuam a desenvolver as suas atividades de forma ativa, dinâmica e adequada, nomeadamente através da emissão de declarações conjuntas sobre questões cruciais e prementes pelos partidos comunistas e operários, com o objetivo de mobilizar forças, solidariedade e apoio mútuo na luta contra o imperialismo, a guerra, as explorações, as opressões e todas as formas de ameaças que o capitalismo representa, pela causa da paz, da justiça e do progresso social.

Caros Delegados,

No passado, o Partido Revolucionário do Povo do Laos (PRP do Laos) liderou a causa revolucionária do país na luta contra a colonização imperialista, recuperando assim a independência genuína para o país e a verdadeira liberdade para o povo do Laos, e avançou a causa da defesa e desenvolvimento nacional como além de levar a cabo a Política de Renovação Integral com base nos princípios do Partido para alcançar o socialismo. Desde 1986, o PRP do Laos tem sido criativo na condução da política de renovação, que tem sido implementada de acordo com as características e realidades do país, bem como o desenvolvimento e integração prevalecentes em contextos regionais e internacionais. Como resultado, a República Democrática Popular do Laos foi capaz de registrar grandes realizações em uma série de áreas. Os sucessos mais predominantes e fundamentais são que o Laos tem sido capaz de manter a estabilidade política, segurança e ordem social firmes. Sua economia tem apresentado um crescimento constante. O bem-estar das pessoas melhorou gradualmente e a pobreza foi reduzida conforme planejado.

Em janeiro de 2021, o Partido Revolucionário do Povo do Laos convocou com sucesso seu XI Congresso Nacional. No Congresso, foi eleito o novo Comitê Central do Partido. E o camarada Thong lounSisoulith foi eleito por unanimidade como secretário-geral do partido. Aproveitando esta oportunidade, em nome do PRP do Laos, gostaria de expressar meus sinceros agradecimentos e gratidão aos partidos comunistas e operários, partidos de esquerda, movimentos progressistas e todos os partidos políticos amigos por estenderem suas mensagens de felicitações ao congresso de nosso Partido e nosso Secretário Geral.

O Congresso aprovou suas resoluções e o Nono Plano Nacional de Desenvolvimento Socioeconômico Quinquenal, que definiu as metas principais, programas direcionados e projetos prioritários a serem realizados com o objetivo de graduar a RDP do Laos do status de País menos desenvolvido até 2026, e promover o status de país para uma nação de renda média mais alta até 2030, guiada por um desenvolvimento verde e sustentável, a fim de construir a RDP do Laos como um país forte e próspero onde as pessoas desfrutam de uma vida rica e feliz e a sociedade desfruta de harmonia, solidariedade, democracia, justiça e civilização.

Caros Delegados,

Ao defender a política externa de paz, independência, amizade e cooperação, e aderindo aos princípios de coexistência pacífica, solução de controvérsias por meios pacíficos e não interferência nos assuntos internos, o PRP do Laos empreendeu ativamente atividades nas estruturas regional e internacional, incluindo o EIPCO. O PRP do Laos é consistente em seu apoio à luta pela independência, liberdade, direitos e interesses legítimos dos povos de todas as nações do mundo, e se opõe a medidas de confronto, isolamento e sanções unilaterais impostas a qualquer país, pois podem não trazer benefícios aos países em causa e à comunidade internacional.

Nesse sentido, apelamos ao encerramento o mais breve possível do bloqueio econômico, comercial e financeiro à República de Cuba, visto que tal bloqueio não só viola os princípios da Carta das Nações Unidas e do Direito Internacional, mas também impõe severas restrições e obstáculos ao desenvolvimento socioeconômico de Cuba. Esperamos que o prolongado conflito israelense-palestino ao longo de muitas décadas seja resolvido por meios pacíficos, a fim de alcançar uma solução de dois estados onde a Palestina e Israel possam viver lado a lado em paz, segurança e dentro de fronteiras internacionalmente reconhecidas, conforme estipulado nas Resoluções relevantes do Conselho de Segurança da ONU.

Olhando para o futuro, apesar do desenvolvimento sofisticado e imprevisível do ambiente regional e internacional, a paz e a cooperação para o desenvolvimento continuam a ser a tendência predominante. O PRP do Laos reitera seus compromissos de continuar a cooperar com os partidos políticos na região e no mundo, incluindo comunistas e partidos de trabalhadores, partidos de esquerda e movimentos progressistas no mundo pela causa da paz, estabilidade, segurança e progresso social também como cooperação para o desenvolvimento e prosperidade de todas as nações do mundo e para o socialismo. Com este espírito, o Partido Revolucionário do Povo do Laos candidatou-se a aderir ao Grupo de Trabalho do EIPCO e espera receber apoio de partidos comunistas e de trabalhadores e amigos neste esforço.

Para concluir, desejo um grande sucesso a esta teleconferência extraordinária.

http://www.solidnet.org/article/Extraordinary-TeleConference-of-the-IMCWP-Contribution-of-Lao-PRP/

Tradução: Lucas Prestes, membro do Comitê Central do PCB.