Discurso de abertura do TKP à Teleconferência Extraordinária do EIPCO

imagem

Discurso de Kemal Okuyan, Secretário Gerala do TKP (Partido Comunista da Turquia).

Caros camaradas,

Dois anos atrás, quando concluímos uma reunião bem-sucedida em Izmir e concordamos em nos reunir em 2020 em Pyongyang, capital da República Popular Democrática da Coréia, nenhum de nós poderia ter previsto que, logo depois, o mundo enfrentaria uma pandemia sem precedentes. Sem dúvida, cada um de nós está ciente da instabilidade e da estrutura geradora de crises do capitalismo, e também estamos cientes de que os equilíbrios podem mudar muito rapidamente nas lutas de classes. Além disso, como parte da natureza de nossas responsabilidades, estamos prontos para enfrentar mudanças radicais e, em geral, gostamos de dinamismo em vez de estagnação.

Mas devemos admitir que o ataque ao capitalismo veio de um lugar que não prevíamos, e falhamos em tomar iniciativa internacional suficiente para fazer com que a classe trabalhadora apresentasse a resposta necessária. A própria pandemia, o Coronavírus, pode fazer parte da natureza. Mas há razões puramente de classe para a situação em que a humanidade se encontra diante desta pandemia. Mais importante, com a epidemia, a classe capitalista realizou um movimento extremamente correto em seu nome, lançando um novo ataque aos direitos já enxutos das massas trabalhadoras, e ao mesmo tempo eles não perderam tempo em transformar a pandemia em uma oportunidade para novos lucros.

Caros camaradas,

Em nome do TKP, gostaria de dizer isso. “A atualidade da revolução” sempre foi o lema principal do nosso partido, lançamos nossas iniciativas políticas e organizacionais nesse sentido, e mesmo nos dias mais sombrios, quando estávamos nos preparando, nunca dissemos “é muito cedo para pensar sobre socialismo na Turquia”. No entanto, a pandemia nos mostrou que não estamos vigilantes o suficiente, que podemos encontrar desenvolvimentos na luta de classes que nunca poderíamos ter previsto antes. Reconhecidamente, o TKP, como muitos dos partidos aqui, defendeu os direitos dos trabalhadores face à epidemia, apoiou-os, organizou campanhas de ajuda, enfrentou a classe capitalista, opôs-se à superstição e hostilidade à ciência, questionou de forma radical o comportamento hegemônico dos monopólios farmacêuticos no campo da saúde e o comportamento hegemônico dos países imperialistas.

No entanto, a lacuna aqui é a existência de um movimento comunista internacional que trará o desamparo e o esgotamento do capitalismo à consciência de grandes segmentos sociais, e fará uso da crise multidimensional que está sendo vivida para uma ascensão revolucionária. Infelizmente, temos que admitir que não é possível compensar essa deficiência. Nunca houve um período na história de nosso planeta que tenha exposto as desigualdades e a injustiça de forma tão nítida e, de forma mais clara, quão tola é a ordem estabelecida. Infelizmente, não podemos dizer que aproveitamos bem esse período histórico, que abriu uma abertura para que a opção socialista se fizesse sentir fortemente.

No entanto, esse período ainda não acabou. Na verdade, há muitos motivos para pensar que a pandemia do Coronavírus reflete muito bem o espírito dos próximos anos. Instabilidade, crises em várias camadas, guerras regionais, a ameaça de uma guerra maior, racismo, movimentos de migração em massa, esgotamento rápido de partidos e líderes políticos, empobrecimento severo, movimentos de capital em velocidades sem precedentes, misticismo, destruição do meio ambiente … Por um lado, tudo isso poderia ser visto como um motivo para a classe trabalhadora permanecer em uma posição “defensiva”. Portanto, o movimento comunista pode propor uma estratégia centrada na unidade das forças mais amplas, a luta pelos direitos humanos e elevar a demanda pela paz como sua tarefa principal.

Todos nós sabemos que essa estratégia não é nova. Cada um dos pontos que listei antes é sem dúvida importante. É impensável que elementos como democracia, direitos humanos e paz fiquem em segundo plano na luta da classe trabalhadora. Por outro lado, deve-se saber que com uma estratégia que dá ao capitalismo o direito de existir e dá-lhe legitimidade, se esqueça de alcançar qualquer sucesso notável, nem mesmo será capaz de evitar a perda de posições que são produto da movimentos revolucionários do século XX.

Não há uma única conquista histórica que possamos justificar para a posição defensiva/protetiva do movimento comunista mundial. Ninguém pode dizer que conquistamos uma democracia mais ampla, um mundo mais pacífico, um ambiente de mais liberdades em troca da retirada da meta do socialismo.

Presumivelmente, ninguém aqui pensa que o Partido Comunista da Turquia está propondo uma estratégia aventureira, não calculada, irresponsável e fantasiosa no dado equilíbrio de forças. Claro, sabemos que a revolução não pode ser criada por esforços intencionais, e que as possibilidades objetivas que surgirão não podem ser avaliadas sem atingir uma força profunda e difundida dentro da classe trabalhadora.

No entanto, não podemos esquecer que encobrir a meta do socialismo e focar nas conquistas do capitalismo é uma aventura maior para a humanidade, nas condições atuais.

Ninguém pode prever quando o atual curso instável do capitalismo levará a choques generalizados e explosões sociais. Bem, podemos dizer que a classe trabalhadora pode deixar sua marca em tal levante se o movimento comunista, portador da bandeira do socialismo, está fora da agenda da classe trabalhadora e aceita este declínio?

Não, não podemos dizer isso. Se o comunismo não fizer sentido novamente seu peso ideológico e político na arena internacional, é claro para onde o descontentamento e a raiva generalizados irão fluir: Hoje o racismo, o populismo de direita, e talvez fascismo amanhã!

A única maneira de o comunismo ganhar peso ideológico e político hoje é opor o capitalismo com um projeto social claro/simples. Este projeto deve inspirar confiança, despertar entusiasmo. Por várias décadas após o colapso da União Soviética, o sentimento de que “o socialismo foi destruído de qualquer maneira” foi amplamente aceito. Mas a natureza destrutiva do capitalismo e seu fracasso mudaram esse sentimento. Além disso, para as gerações mais jovens de hoje, a agressão da contrarrevolução e do mundo imperialista é a única realidade que conhecem. E, portanto, eles estão desesperados, desamparados.

Agora é a hora de apresentar a alternativa socialista.

É muito mais fácil hoje combinar as lutas cotidianas com um estudo em que a hostilidade à propriedade privada dos meios de produção seja expressa abertamente e o que uma ordem social igualitária pode fazer em temas como educação, saúde, transporte, nutrição e habitação.

Por vários anos, o TKP tem tentado corrigir alguns dos erros que o mantiveram longe das massas trabalhadoras e mudar sua linguagem e estilo de trabalho. Posso dizer que estamos começando a ter resultados. Mas acabamos de começar … Nosso partido se espalhou por todo o país, abriu novas Casas Distritais em mais de 50 bairros da classe trabalhadora durante o período da pandemia, iniciou inúmeras ações de vanguarda e está conduzindo uma campanha eficaz para criar um foco na política do país além dos dois blocos burgueses que foram apresentados ao povo.

Ao fazer tudo isso, testemunhamos que a ênfase no socialismo e na realidade da revolução não nos distanciava do povo, pelo contrário, aumentou nosso potencial organizacional dentro da classe trabalhadora, desde que continuemos a agir com a direita instrumentos.

Caros camaradas,

A crise econômica na Turquia entrou em uma nova fase com o incrível grau de perda de valor da lira turca. O Partido Comunista da Turquia organiza manifestações de rua em bairros da classe trabalhadora e, ao mesmo tempo, estamos tentando promover a capacidade organizacional da classe trabalhadora nos locais de trabalho para os dias difíceis que estão por vir. Estamos observando nesses esforços que muitos trabalhadores que anteriormente tinham inclinações conservadoras, islâmicas ou mesmo nacionalistas estão agora ouvindo e endossando uma explicação descomplicada do socialismo.

Temos um difícil processo eleitoral pela frente. Claro, o TKP sabe que o bloco de oposição burguês formado contra Erdoğan pode usar o sentimento anti-Erdoğan na sociedade como um trunfo e bloquear uma opção revolucionária. A este respeito, sabemos também que um TKP que se mantém erguido nas eleições, rapidamente se tornará um centro de atração no período difícil que surgirá imediatamente após a eleição, independentemente dos resultados eleitorais. Por isso, nunca faremos parte do bloco de oposição burguesa formado pela orientação dos países imperialistas e da classe capitalista.

Não é tarefa dos comunistas dar luz verde às soluções para o capitalismo. Saudamos você com esta determinação.

Que o sucesso esteja com o povo cubano e os comunistas cubanos que resistem ao imperialismo!

Que o sucesso esteja com o povo palestino e todos aqueles que lutam por igualdade e liberdade em todas as partes do mundo!

Abaixo a ordem bárbara que se chama capitalismo!

Que nossa luta continue com sucesso, camaradas!

Tradução por Marcelo Bamonte.