Homenagem à Camarada Zuleide

imagem

Por Edmilson Costa, Secretário Geral do PCB

A camarada Zuleide Faria de Melo completa 90 anos neste dia 6 de janeiro. Trata-se de uma revolucionária que dedicou a maior parte de sua vida ao PCB e ao socialismo em nosso País. A camarada Zuleide foi uma guerreira tanto nos tempos da clandestinidade quanto no período da reconstrução revolucionária.

Zuleide foi uma das responsáveis por organizar a retirada clandestina dos arquivos do partido para a Itália, onde esses documentos passaram a se constituir num grande acervo que hoje está à disposição dos pesquisadores brasileiros no CEDEM, da UNESP. Também a sua casa foi o refúgio de vários dirigentes do Partido na clandestinidade no período mais duro da ditadura.

Militante internacionalista, a camarada Zuleide foi presidente da Associação José Marti por vários anos e uma dedicada militante na solidariedade à revolução cubana.

Mas a bravura e valentia da camarada Zuleide não se manifestou apenas no período da ditadura. Sua casa também foi por muitos anos o local onde se reuniram os camaradas para articular a resistência à liquidação do PCB e dar prosseguimento ao processo de reconstrução revolucionária quando ainda não tínhamos sede.

Próximo a completar 30 anos de nossa reconstrução revolucionária, não podemos esquecer que nesse processo de luta contra os liquidacionistas, a camarada Zuleide sempre esteve na linha de frente em defesa do Partido e, por isso mesmo, foi presidente do PCB por mais de 10 anos.

Neste ano do centenário do PCB, rendemos nossa homenagem a essa heroína do povo brasileiro, uma intelectual orgânica de nossa classe, exemplo de vida dedicada à revolução brasileira e de luta para as novas gerações de revolucionários que hoje constroem o PCB.