PCB – Campinas na luta contra a máfia dos transportes

imagem

Na última segunda-feira, 03 de janeiro de 2021, a Prefeitura de Campinas, sob a gestão de Dário Saadi, do Republicanos, anunciou o aumento das tarifas de ônibus na cidade com o argumento de que o aumento inflacionário dos combustíveis e dos insumos estariam “provocando” o aumento dos preços. Dessa forma, o Bilhete Único Comum, por exemplo, que já estava entre os mais caros do país, passou de R$ 4,55 para R$ 5,15.

A alteração foi aprovada mesmo depois de o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo apontar uma extensa lista de ilegalidades na concessão das operações do transporte coletivo municipal à Transurc. A diretoria da empresa, que pertence às famílias Belarmino e Caixeta – é, ainda, alvo das investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público (Gaeco-MP) e responde em ação civil de improbidade administrativa desde 2018.

Se a resposta do prefeito Dário Saadi para os 250 mil usuários diários de ônibus é o aumento tarifário – mesmo sem o aprimoramento proporcional dos serviços ou o aumento salarial dos motoristas e dos funcionários administrativos, por exemplo – para a Transurc, a resposta é também o aumento, mas o aumento subsidiário: só em 2021 o prefeito autorizou 72 milhões de reais em subsídio para o Sistema de Transporte Público Coletivo, sistema em que a Transurc é esmagadoramente majoritária.

O reajuste das tarifas campineiras, portanto, está muito mais relacionado ao compromisso político de Dário Saadi com a proteção e a ampliação dos lucros da iniciativa privada, do que com uma prefeitura aniquilada pelo aumento da inflação e dos insumos automobilísticos.

Não podemos e não devemos assistir, passivos, à entrega compulsória do direito ao transporte e à locomoção aos caprichos da Transurc e dos seus representantes formais. Se Dário Saadi não tem competência (ou vontade política) para construir um Sistema de Transporte Público Coletivo gratuito, moderno e verdadeiramente acessível, nós temos. E vamos fazer!

ATÉ A VITÓRIA, SEMPRE!
RUMO AO PODER POPULAR

PCB Campinas

Categoria
Tag