Qual será a política externa de Gabriel Boric?

imagem

Por Jones Manoel

O presidente eleito do Chile, em entrevista para BBC, fala sobre muitos aspectos da sua vida, trajetória e projetos de governo. Debate também suas referências na esquerda latino-americana e oferece pistas da política externa. Cita como referências positivas o governo Arce na Bolívia e diz torcer pela vitória de Lula no Brasil e Gustavo Petro na Colômbia. Em seguida, começa a falar da Venezuela e Nicarágua. Sobre o segundo, diz que não consegue encontrar nada [para ser copiado/admirado] no país e diz que a Venezuela é uma experiência que fracassou e a principal demonstração de fracasso são os 6 milhões de venezuelanos em diáspora. Em seguida, cita positivamente García Linera (ex-vice-presidente da Bolívia), o Podemos e faz referência de novo para Lula e também FHC.

Três coisas são chamativas. Primeiro, quando debate Nicarágua e Venezuela, não existe imperialismo na equação. Especialmente no caso do segundo país, o “fracasso” é apenas fruto de escolhas e determinações internas – as sanções econômicas dos EUA, p. ex., não são citadas. Em segundo lugar, não faz questão se destacar a autodeterminação dos povos e solução negociada para conflitos, rechaçando ameaça militar do imperialismo, mesmo discordando do projeto da Nicarágua e Venezuela – algo que Lula e Ciro, por exemplo, conseguem fazer sem problemas.

Por fim, é curioso como o Peru de Pedro Castillo, a Argentina peronista e Cuba Socialista não são citados para avaliar positiva ou negativamente. No primeiro caso, é compreensível, o segundo bem menos e o terceiro é bem problemático. Uma questão simples.

O Governo Boric terá compromisso ativo com o fim do bloqueio e todas as formas de agressão contra Cuba ou ficará omisso, considerando que Cuba “não é uma democracia”? Adotará uma posição “nem contra e nem a favor, muito pelo contrário”?

Para observar!

Link da entrevista: https://www.bbc.com/mundo/noticias-america-latina-60083855

Na foto, Boric durante discurso em encontro de empresários em Santiago (foto por Javier Torres, em 13/01/2022).

Categoria
Tag