Toda solidariedade ao povo trabalhador de Petrópolis!

imagem

A chuva que atingiu Petrópolis ontem foi, provavelmente, a mais intensa da história e desabou sobre áreas densamente povoadas. O nível de desabamentos, destruição de casas e infraestrutura pública, e muito provavelmente o de mortos e desaparecidos, também são imensos. Há centenas de desaparecidos incluindo crianças, idosos, trabalhadores e moradores em situação de rua.

Apesar de a tragédia ter se abatido sobre diferentes segmentos da população, como sempre foram os trabalhadores os mais atingidos. A especulação imobiliária e a criminosa falta de política habitacional e de saneamento dos governos burgueses obriga os trabalhadores a morarem em áreas de risco, como encostas e beira de rios. As políticas públicas do capitalismo beneficiam uma minoria ínfima e colocam o lucro de uns poucos à frente do direito à vida da grande maioria. Os níveis de investimentos na infraestrutura urbana e na defesa civil são os menores da história devido ao ultraliberalismo imposto ao país pelo golpe de 2016 e pela eleição do genocida Jair Bolsonaro.

No caso de Petrópolis, além disso, é especialmente escandalosa a existência de um imposto fundiário pago a uma só família, que se acredita nobreza do Brasil! Um escárnio à República, que sustenta os herdeiros do cidadão Pedro de Alcântara, autocrata deposto. O parasitismo da família Orleans e Bragança pesa sobre as costas do povo trabalhador da cidade, encarecendo o custo de moradia na região central.

Neste momento de luto é necessário somar todas as forças nos trabalhos de resgate de vidas, de apoio à população que perdeu tudo que construiu com enormes dificuldades, além da recuperação da infraestrutura. O PCB se soma à sociedade e às autoridades nessas tarefas imediatas, levantando doações e se somando às ações de socorro.

Passado esse momento de luto, será o momento da denúncia, da mobilização e da responsabilização das autoridades que não cumpriram o mínimo no sentido de proteger a população. Petrópolis não poderá retomar a vida normal sem exigir uma radical mudança das políticas públicas. A cidade, assim como todo o Brasil, precisa de um grande programa nacional de moradias populares, saneamento, transporte público que dêem dignidade e segurança para todos os brasileiros. Tais políticas são incompatíveis com o neoliberalismo, com a sistemática conciliação de classes que volta a ser a bandeira principal para as eleições presidenciais de 2022.

PCB de Petrópolis RJ

👇🏾