Toda solidariedade ao povo equatoriano!

imagem

Nota Política do Partido Comunista Brasileiro (PCB)

O Partido Comunista Brasileiro manifesta sua total solidariedade militante aos trabalhadores da cidade e do campo, aos povos originários e a todos os equatorianos que lutam por melhores condições de vida e direitos sociais que, nesse momento, se mobilizam e lutam, nas ruas, contra o aumento dos preços dos combustíveis e de produtos essenciais, bem como contra a deterioração das condições de vida em geral, geradas pelo governo Lasso, subserviente aos interesses do grande capital, com seu recente pacote ultraliberal de medidas anti-povo.

O governo Lasso vem cortando os orçamentos sociais, promovendo mais privatizações e segue em seu objetivo de retirar direitos dos trabalhadores. A indignação e a insatisfação dos equatorianos explodiram na greve geral e em muitas manifestações de massa convocadas pela Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador (CONAIE), pela Confederação de Povos e Organizações Indígenas Camponesas do Equador (FEI) e outras entidades e movimentos sociais. As mobilizações de massa vêm sendo reprimidas com extrema violência, com prisões e mortes de manifestantes, que exigem a renúncia de Lasso e de que o presidente seja submetido a um processo de impeachment.

O PCB repudia com veemência a repressão, a criminalização dos manifestantes e se soma ao Partido Comunista do Equador, a todas as forças políticas e movimentos sociais que exigem a imediata libertação dos manifestantes presos, a identificação e punição dos agressores e o atendimento imediato às reivindicações da população em luta.

Viva o internacionalismo proletário!
Viva o Socialismo!

Comissão Política Nacional do Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Comissão Política Nacional

Imagem: Confederação das Nacionalidades Indígenas do Equador (CONFENIAE)

Categoria
Tag