Antonio Alves é o pré candidato a vice do PCB

imagem

Comissão Nacional Eleitoral do PCB

Antonio Alves da Silva Junior nasceu em Recife/PE, em outubro de 1978 (42 anos), filho de uma costureira (Maria Alves) e de um caminhoneiro (Antonio Alves). Residiu durante grande parte da infância e juventude na cidade do Paulista (Região Metropolitana do Recife).

Sempre foi considerado um jovem inquieto e contestador. Segundo filho de 6 irmãos, foi seduzido pela rua e atraído pela cultura Hip Hop. Fez parte de movimentos políticos culturais que buscavam articular e debater os problemas da comunidade.

Agitador cultural, foi militante de base do Núcleo Malcolm X (Célula do Movimento Negro Unificado em Paulista), colaborou com o processo de organização do 20 de novembro em 1997, 1998, 1999 (Zumbi, seus ideais ainda vivem!). Organizou a Posse Resistência Hip Hop – Paulista Zona Norte – grupo de jovens periféricos que trabalhavam diversos temas de luta, recuperação da autoestima e valorização cultural. Em 1999 teve seu primeiro contato com o Partido Comunista Brasileiro (PCB) e iniciou sua militância na União da Juventude Comunista (UJC).

Passou a integrar o núcleo de cultura da UJC e articulou ações como o movimento A INVASÃO (iniciativa que fomentava a cultura na comunidade) e depois o fortalecimento do CLUBE DA MÚSICA E POESIA, construindo o fanzine QUINTA CATEGORIA e MORMAÇO.

Em 2005, participou do curso de extensão promovido em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). O Curso Realidade Brasileira, introduzindo os Grandes Pensadores Brasileiros, o colocou em contato com os teóricos que pensaram o Brasil e propuseram soluções em favor do povo trabalhador, como Paulo Freire, Josué de Castro, Caio Prado Jr, Darcy Ribeiro, entre outros.

Em 2006, trabalhou na Coordenadoria de Defesa Civil do Recife (CODECIR) como agente da Defesa Civil. Enfrentando os problemas causados pelas chuvas, conheceu e atendeu a população mais carente nos morros da capital pernambucana.

Participou da articulação e foi sócio fundador da ASSOCIAÇÃO METROPOLITANA DE HIP HOP DE PERNAMBUCO, onde fez parte da gestão por 2 mandatos. Esteve também na articulação e organização do 1º ENCONTRO NORDESTINO DE HIP HOP, sediado no Recife. O evento aconteceu nos dias 07, 08 e 09 de setembro de 2006 e contou com delegações dos 09 Estados do Nordeste.

Trabalhou como educador social em algumas instituições comprometidas com a educação infantil, o fortalecimento das mulheres em situação de vulnerabilidade e a construção de territórios afetivos.

Em 2008 decidiu se dedicar aos estudos e, depois de três tentativas, conseguiu entrar na universidade, formando-se em Comunicação Social com habilitação para Jornalismo. Devido ao seu envolvimento com a cultura e o compromisso com o PCB, seguiu militando e participando das lutas populares.

Nesse mesmo ano, passou a integrar o Coletivo Gambiarra Imagens, grupo militante de jovens que trabalha a questão da produção audiovisual, além de ter uma compreensão militante de comunicação como parte dos direitos humanos. O Coletivo era um misto de ação política e também supria as necessidades financeiras por meio da venda de serviços de filmagem e edição.

Foi estagiário de jornalismo e depois contratado pelo Conselho Regional de Engenharia de Pernambuco (CREA-PE) na gestão do presidente José Mário Cavalcanti (2012/2014), onde contribuiu com a equipe de comunicação e desenvolveu a TV Crea.

Participou de diversos movimentos populares, principalmente no fortalecimento da educação popular no Programa de Animação Cultural (PROAC) do saudoso Padre Reginaldo, e dos movimentos políticos de juventudes como o Fórum das Juventudes de Pernambuco (FOJUPE), dando apoio e formação política.

Em 2016 passou a atuar na Unidade Classista, corrente sindical do Partido Comunista Brasileiro, colaborando na organização de trabalhadores e trabalhadoras. Em outubro de 2017, mudou-se para Teresina/PI, onde vem trabalhando no Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Piauí. Em 2018 foi chamado a compor a Direção Nacional da Unidade Classista, fazendo parte da executiva da UC.

Participa de forma permanente das lutas dos trabalhadores dos Correios do Piauí contra a privatização da empresa estatal. Coordenou a campanha do camarada Fausto Ripardo ao Senado no Piauí pela coligação PSOL/PCB (2018). Colaborou com a construção do Fórum Sindical, Popular e das Juventudes por Direitos e Liberdades Democráticas no Piauí. Participou como coordenador da campanha municipal da aliança política do PCB/UP (2020) e fortaleceu a militância do PCB e de seus coletivos partidários em todos os atos pelo FORA BOLSONARO.

Em 2021, no XVI Congresso Nacional do PCB, foi eleito para o Comitê Central do Partido Comunista Brasileiro. Em 2022, no ano do centenário do Partidão, lançou no mês dos trabalhadores o livro GUIA PRÁTICO DE AGITAÇÃO E PROPAGANDA, tratando das práticas e métodos de difusão e popularização dos ideais revolucionários no seio da classe trabalhadora.

Antonio Alves foi indicado para a pré-candidatura a vice presidente do PCB na reunião plenária do Comitê Central realizada no último dia 25 de junho. Passa a compor com a camarada Sofia Manzano a pré-campanha nacional do Partido Comunista Brasileiro, defendendo as propostas que, no enfrentamento ao Governo Bolsonaro, ao fascismo, ao golpismo e aos ataques do capital, sem se render ao reformismo e à política de conciliação de classes, apresentam soluções concretas para combater as mazelas provocadas pelo capitalismo, apontando o caminho da construção do Poder Popular e do Socialismo como real alternativa em favor dos interesses e necessidades da classe trabalhadora brasileira.

Conforme indicado pela Nota Política do Comitê Central do PCB:

“Para reverter a atual conjuntura é necessário combinar a luta eleitoral com a luta de massas. A pré-candidatura comunista da professora e economista Sofia Manzano a Presidente, agora com o sindicalista Antônio Alves de vice, vem cumprindo, com êxito, esse papel, ocupando mais espaços nas mídias e nas ruas, denunciando o capitalismo, defendendo o projeto socialista e apresentando um programa político anticapitalista que permite dialogar com os trabalhadores sobre suas demandas concretas, defendendo a redução da jornada de trabalho para 30 horas, sem redução de salário, a revogação de todas as contrarreformas e da emenda constitucional do teto dos gastos, o fim da política de preços internacionais, com o fortalecimento do caráter público da Petrobras e a reestatização das empresas estratégicas.”

REFORÇAR A LUTA NAS RUAS E AS PRÉ-CANDIDATURAS DO PCB: SOFIA MANZANO PRESIDENTE E ANTÔNIO ALVES VICE.

FORA BOLSONARO E MOURÃO!

VAMOS CONSTRUIR O PODER POPULAR E O SOCIALISMO!

Categoria
Tag