PCB lança candidaturas ao Governo do Distrito Federal

imagem

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) no Distrito Federal definiu em sua convenção eleitoral, realizada no dia 03 de agosto, na sede do Partido, o lançamento de chapa ao GDF.

Foram oficializadas as candidaturas de Teodoro Antonio da Cruz Filho (Téo) ao cargo de governador e de Jamil Magari ao cargo de vice-governador.

Teodoro Antonio da Cruz Filho tem 63 anos, é natural de Barreiras (BA) e mora no Distrito Federal desde 1975. É advogado, pedagogo, servidor público aposentado da Secretaria de Estado da Educação.

Milita no movimento sindical e popular, sempre em defesa dos interesses e direitos de trabalhadores e trabalhadoras. Participou da organização da Associação Amo 32 no Guará, foi diretor da Associação dos Servidores dos Trabalhadores em Educação do Distrito Federal e foi assessor da coordenação regional de ensino do Guará.

Militou contra a Ditadura Militar e em defesa das Diretas Já! bem como contra todos os ataques aos direitos da classe trabalhadora.

É Secretário Político do PCB no DF, militante do Partido desde 1994 e foi determinante para o processo de Reconstrução Revolucionária do PCB no Distrito Federal.

Jamil Magari tem 65 anos, é natural de Rinópolis (SP) e mora no Distrito Federal desde 1977. É professor de História aposentado, pós graduado em Educação, foi dirigente sindical, tendo sido diretor do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO-DF).

Militou no movimento estudantil na década de 1980 e no movimento de luta por moradia.

É membro do Comitê Regional do Partido Comunista Brasileiro no DF, tendo ingressado no Partido em 1979 ainda durante a Ditadura Militar. Desde então esteve em todas as lutas contra a Ditadura, em defesa das Liberdades Democráticas, contra o neoliberalismo e pelo Socialismo, tendo sido também um camarada fundamental para o processo de Reconstrução Revolucionária do PCB.

Ambos os camaradas têm uma sólida trajetória de luta pelo fim do modo de produção capitalista e pela construção do Poder Popular e do Socialismo. São longevos dirigentes do PCB e já foram membros do Comitê Central do Partido.

Para o Distrito Federal defendem:

A criação de conselhos populares para controle das Empresas Públicas, reestatização da Companhia Energética de Brasílía (CEB) a defesa e fortalecimento da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB), da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (CAESB), da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (NOVACAP), da Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (TERRACAP), e priorização da Secretaria de Desenvolvimento Social;

A reestruturação das carreiras públicas, revertendo terceirizações e a realização de concursos públicos;

Políticas que resultem no fim do déficit habitacional e garantia de moradia plena através da NOVACAP;

Investimentos em uma Educação pública, integral e de qualidade com ampliação e melhorias em todos os níveis, da creche até a pós graduação;

Fortalecimento do SUS e a valorização saúde pública, comunitária e da família;

Estatização de todos os serviços de transporte com tarifa zero;

Valorização da juventude e da cultura popular nos territórios;

Políticas que combatam o machismo e o patriarcado através da conscientização na Educação e da criação de infraestrutura urbana que garanta segurança para as mulheres e alivie tarefas domésticas e familiares como alimentação, lavanderia e cuidados com crianças e idosos, trabalhos que tendem a historicamente recair e sobrecarregar as mulheres trabalhadoras, principalmente as mais pobres;

Planejamento para o desenvolvimento econômico sustentável;

Descentralização de todos os serviços públicos com ampla participação popular;

Criação de empregos próximos aos locais de moradia e uma política de pleno emprego.

Repercutem em âmbito local as propostas de Sofia Manzano e Antônio Alves, respectivamente candidaturas à Presidência e Vice-Presidência da República pelo PCB, como a jornada de trabalho de 30 horas semanais sem redução de salário e a criação da Lei de Responsabilidade Social, que norteará todos os atos de Governo.

Categoria
Tag