Contra as ações golpistas!

CONTRA AS AÇÕES GOLPISTAS! EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS E DOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA!

O Partido Comunista Brasileiro (PCB) saúda a vitória eleitoral do candidato Luiz Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais e seu significado histórico em um contexto de maiores retrocessos e ameaças sociais e políticas que estariam representadas em uma possível reeleição de Jair Bolsonaro e seu projeto neofascista. Essa vitória resulta da postura de um amplo leque de forças políticas que compreendeu a importância de cerrar fileiras nesse segundo turno contra o avanço da ultradireita e a real possibilidade de extermínio das liberdades democráticas e ampliação da barbárie social que reforça o discurso de ódio, a xenofobia, os preconceitos e as ações políticas reacionárias de todo tipo.

Saudamos toda a nossa militância do PCB e dos nossos coletivos partidários, que, desde as primeiras horas após o resultado oficial do 1º turno, se engajou de forma combativa na campanha Lula Presidente, participando dos Comitês locais, agitando as redes sociais, indo às ruas em diversas atividades de campanha, afirmando nosso compromisso de luta contra o avanço das forças neofascistas.

Por sua vez, o bolsonarismo, como expressão máxima das forças de ultradireita no Brasil, não está derrotado politicamente. Mesmo tendo sido derrotado nas eleições presidenciais, o bolsonarismo conseguiu ampliar sua presença no Congresso Nacional, elegeu diversos governadores de Estado e se mantém articulado e presente na sociedade. Nesse instante, passadas cerca de 48 horas do resultado oficial das eleições, hordas bolsonaristas, articuladas por empresários do transporte e setores da burguesia em diversas regiões do país, estão promovendo ações via caminhoneiros, para obstrução das rodovias de modo a causar transtornos diversos e inclusive afetar a economia em várias regiões, com a única perspectiva de criar o caos político e não reconhecer o resultado das eleições, pretexto para tentar desencadear uma ação golpista e manter Bolsonaro no poder.

Esta ação golpista conta com a cumplicidade de muitas autoridades locais, sobretudo das forças de segurança, tais como a PRF que, no dia da eleição, promoveu uma série de interdições rodoviárias, a pretexto de fiscalização em regiões onde a candidatura Lula teria mais chances de votação, evidenciando uma clara tentativa de obstruir o processo eleitoral nesses locais – mais um crime eleitoral bolsonarista e um verdadeiro atentado à democracia. As ameaças golpistas se manifestaram desde antes do período da pré-campanha, com declarações infundadas sobre as urnas eletrônicas, se intensificaram no período da campanha e agora se desdobram nas estradas e em manifestações nas frentes de quartéis das forças armadas, defendendo uma intervenção militar contra as próprias instituições burguesas.

O PCB entende que passamos por um momento de extrema gravidade e o silêncio do atual presidente em não reconhecer o resultado oficial das urnas é a senha para que esses grupos golpistas da extrema direita continuem atentando contra as liberdades democráticas com a cumplicidade escancarada de alguns governadores e principalmente da PRF, em cumplicidade criminosa com os golpistas bolsonaristas. Estamos diante de uma decisiva etapa na luta de classes no Brasil, que deverá se prolongar nos próximos meses.

É fundamental articular uma rede nacional em defesa do respeito ao resultado eleitoral, à vontade popular vinda das urnas e a defesa da posse de Lula em janeiro de 2023. Os movimentos sociais que se organizaram em torno da campanha nacional Fora Bolsonaro, as frentes sociais e organizações populares e democráticas devem urgentemente retomar as articulações para barrar nas ruas o intento golpista em curso, mantendo a classe trabalhadora organizada e em prontidão para combater as ações golpistas.

Esse grau de mobilização e combatividade será fundamental não apenas para barrar a ameaça de golpe em curso, mas sobretudo para preparar a classe trabalhadora para o combate aos ataques do capital, cuja agenda de destruição de direitos, privatizações e aprofundamento das contrarreformas, a exemplo da chamada reforma administrativa, que pretende desmantelar os serviços públicos e garantias dos servidores e das servidoras, segue em tramitação no Congresso Nacional. É preciso seguir organizando a luta pela revogação das medidas prejudiciais à classe trabalhadora, ao povo pobre e à juventude, como as reformas trabalhista, previdenciária, do ensino médio e a lei de teto de gastos.

O PCB conclama o conjunto das forças populares e democráticas a, de forma organizada, promover manifestações populares contra o golpismo em curso, resistindo e derrotando nas ruas o neofascismo e seus aliados e orienta sua militância a se manter de prontidão para qualquer eventualidade da conjuntura.

FORA GOLPISTAS! PRISÃO PARA O CLÃ BOLSONARO E SEUS CÚMPLICES MILITARES E EMPRESARIAIS!

EM DEFESA DAS LIBERDADES DEMOCRÁTICAS! RESPEITO AO RESULTADO ELEITORAL E GARANTIA À POSSE DE LULA!

SEGUIR ORGANIZANDO A LUTA CONTRA OS ATAQUES DO CAPITAL AOS DIREITOS DA CLASSE TRABALHADORA!

PELO PODER POPULAR E O SOCIALISMO!

Brasil, 01 de novembro de 2022.

Comitê Central do PCB

Categoria
Tag