Porque seguimos denunciando o bloqueio a Cuba

Foto: Yaciel Peña de la Peña

Autor: Karima Oliva Bello | internet@granma.cu

Nunca nos cansaremos de denunciar o bloqueio que os Estados Unidos exercem sobre Cuba Socialista, porque há mais de 60 anos afeta a vida do povo cubano em todas as esferas possíveis. Denunciamos a medida em meio a uma aguda crise econômica, em primeiro lugar, porque muitas leituras podem ser feitas em torno dela, mas a primeira é que é uma crise induzida pelo terrorismo econômico que sofremos desde janeiro de 1959. Os dilemas políticos, sociais, ideológicos, culturais, subjetivos, que atravessam o presente cubano, têm como pano de fundo os prejuízos impostos há décadas pelos EUA.
 
Denunciamos porque querem que seja esquecido, para atribuir todas as nossas limitações ao pretenso fracasso do socialismo como alternativa, e é nossa responsabilidade histórica dizer aos povos do mundo que o socialismo não foi mais longe aqui porque teve que enfrentar todo tipo de obstáculos e violência, como parte de uma agenda intervencionista injusta.
 
Denunciamos porque a angústia, a frustração e o desespero que geram em nosso povo, bem como os problemas sociais que condicionam, são sistematicamente utilizados como parte de uma guerra cultural, comunicacional e midiática contra nossa nação. Denunciamos porque querem que deixemos de mencioná-lo quando analisamos as causas de nossas contradições, mas não vamos cometer esse erro.
 
Colocaremos sobre a mesa nossos próprios erros na construção do socialismo, mas sem a ingenuidade de acreditar na história de que as dificuldades que enfrentamos se devem a um bloqueio “interno”. Denunciamos porque se intensificou com novas medidas quando a COVID-19 dizimou as mais importantes linhas de desenvolvimento econômico do país.
 
Nós o denunciamos porque, em meio a recentes desastres naturais e acidentes de imenso custo para Cuba, em primeiro lugar, devido à perda de vidas humanas, a ajuda dos Estados Unidos tem sido ínfima, comparada com a solidariedade de outras nações irmãs, acrescida das perdas equivalentes a 6.364 milhões de dólares que o bloqueio nos causou apenas nos primeiros 14 meses do governo Joe Biden.
 
Denunciamos porque nunca seremos indiferentes a qualquer forma de violência ou injustiça contra qualquer povo do mundo e, neste caso, estão sendo exercidas contra os nossos. Nós o denunciamos por seu caráter imperialista, porque não afeta apenas Cuba ou os cubanos que vivem na Ilha, afeta muitos em todos os lugares.
 
O mais importante dessa denúncia reiterada é que ela recebe o apoio do mundo. Por isso, não nos cansaremos de agradecer a todos os países que nas Nações Unidas reafirmam sua posição contra o bloqueio ano após ano, bem como a todos os governos, movimentos sociais, coletivos, organizações e pessoas que nos oferecem sua solidariedade, levantam suas vozes e juntam-se a nós nesta luta pela vida e esperança.
 
 
Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
 
Fonte: