PCM homenageia o camarada Ivan Pinheiro

imagem

Via Jornal O Poder Popular

O Comitê Central do Partido Comunista do México instituiu a medalha David Alfaro Siqueiros ao mérito revolucionário, com o propósito de render o devido reconhecimento e homenagem aos veteranos comunistas, que será entregue a cada um de seus congressos partidários. A primeira solenidade neste sentido ocorreu nos marcos do VII Congresso do PCM, em 17 de dezembro de 2022. Junto a outros comunistas latino-americanos e europeus, o PCM decidiu por concedê-la também a um comunista brasileiro, destacado quadro do PCB, por sua contribuição ao internacionalismo proletário e ao movimento comunista latino-americano: o camarada Ivan Pinheiro.

O Partido Comunista do México criou a medalha David Alfaro Siqueiros como um reconhecimento à militância comunista consequente, em resgate ao nome do “comunista mais exemplar do México”, nas palavras de Pavel Blanco, Secretário-Geral do PCM, em entrevista concedida à camarada Marianna Rodrigues, que representou o Comitê Central do PCB no VII Congresso dos comunistas mexicanos. Ainda segundo Pavel, Siqueiros, mais conhecido por sua obra artística, foi dirigente do Partido Comunista durante muitos anos, fundador do periódico El Machete e membro da Internacional Comunista.

David Alfaro Siqueiros foi um dos maiores pintores mexicanos e um dos protagonistas do muralismo mexicano, juntamente com José Clemente Orozco e Diego Rivera. Nascido em 1896, em Chihuahua, no México, frequentou a Academia de Bellas Artes de San Carlos, onde começou a revelar a sua faceta de ativista político. A atividade artística de Siqueiros sempre foi acompanhada de intensa atividade política e, na verdade, foi uma extensão do seu posicionamento político. Lutou na Guerra Civil Espanhola contra as tropas de Franco e, por conta de sua militância sindical e comunista, foi preso inúmeras vezes e se exilou no Chile, onde recebeu a solidariedade do amigo Pablo Neruda, na época cônsul no México.

Siqueiros distinguiu-se principalmente pela pintura mural, onde foi um inovador em termos técnicos. A grande temática da sua obra era a Revolução Mexicana e o povo mexicano, que ele representa como protagonista da luta pela sociedade socialista. Da sua obra destacam-se Eco de um Grito (1937), Etnografia (1939), Coronelazo (1939), La Nueva Democracia (1939), Las Victimas de la Guerra (1939) Las Victimas del Fascismo (1939) e La Marcha de La Humanidad en America Latina (1965-1971). Siqueiros faleceu no México em 1974.

A homenagem prestada por aquele Partido ao camarada Ivan Pinheiro, militante histórico e ex Secretário Geral do Partido Comunista Brasileiro, se deu como um reconhecimento à heróica luta dos militantes do PCB que, sob a liderança de Ivan, Zuleide Faria de Mello, Edmilson Costa e outros, garantiram a continuidade da sua existência nos anos 1990, no enfrentamento à tentativa de liquidação do Partido. Pavel Blanco afirmou por fim que a luta contra os liquidacionistas foi exemplar e rendeu frutos, pois “hoje é possível ver muitos jovens comunistas, estudantes, mulheres, nas ruas do Brasil com a bandeira do PCB, lutando pelos melhores interesses da classe operária, do povo e dos trabalhadores. Pensamos que prestando essa homenagem a Ivan Pinheiro estamos estendendo o reconhecimento ao PCB”.

Assista na íntegra a entrevista de Pavel Blanco, Secretário Geral do Partido Comunista do México em: https://fb.watch/hEwNRFOOj7/

Categoria
Tag