Peruanos exigem renúncia de Dina Boluarte

Peru: milhares de pessoas se dirigem em caravana a Lima para exigir a renúncia de Boluarte

Resumen Latinoamericano

A Marcha de los Cuatro Suyos (nome inspirado nos quatro pontos cardeais do império inca) refere-se à manifestação ocorrida no ano 2000, quando milhares de pessoas protestaram em Lima contra a reeleição fraudulenta de Alberto Fujimori. Milhares de integrantes das comunidades aimará e quéchua, assim como de organizações sociais e sindicais do Peru, partiram em caravanas de diferentes províncias para Lima, como parte da segunda edição da chamada Marcha dos Quatro Deles.

Um grupo de manifestantes já está na capital peruana desde o último fim de semana, enquanto representantes aimaras anunciaram que viajarão a Lima no mais tardar a partir desta segunda-feira (16) e que permanecerão lá até a renúncia da presidente designada Dina Boluarte. Os manifestantes também exigem o fechamento do Congresso, a convocação de uma Assembleia Constituinte e a libertação de Pedro Castillo, que está preso desde 7 de dezembro, quando foi destituído pelo parlamento e acusado de rebelião.

Desde essa data houve protestos massivos em diferentes regiões do país sul-americano, que foram reprimidos pelas forças de segurança com um saldo de 50 mortos e centenas de feridos e presos.

“Já temos a decisão de ir para Lima. O mais tardar, partimos nesta segunda-feira. Não podemos indicar o horário porque o que queremos é viajar em unidade entre todos os povos aimarás”, declarou o cidadão Julio Vilca à mídia local. Os organizadores pretendem mobilizar cerca de 50 mil pessoas na segunda edição da Marcha de Los Cuatro Suyos, em referência à primeira realizada no ano 2000, quando milhares de pessoas se reuniram em Lima para protestar contra o triunfo eleitoral de Alberto Fujimori, que eles consideraram fraudulentos.

O presidente da Central Única Nacional de Rondas Campesinas, Santos Saavedra, disse no domingo que um grupo de patrulhas comunitárias de Cajamarca, La Libertad, Amazonas, chegou a Lima no sábado. “Nesta segunda-feira chegarão mais delegações e ficarão até a saída de Dina Boluarte e do Congresso”, disse Saavedra.

Número de mortos em protestos sobe para 50

A Ouvidoria do Peru informou neste domingo que uma pessoa perdeu a vida na cidade de Moyobamba, na região da selva de San Martín, no contexto de um acidente de trânsito vinculado a bloqueios de estradas devido a protestos contra o governo de Boluarte. Com esta morte, aumentou para 50 o número de mortos nas mobilizações iniciadas em 7 de dezembro, quando Castillo foi afastado da presidência, depois de ter decretado o fechamento do parlamento e convocado um processo constituinte para uma nova Carta Magna.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.resumenlatinoamericano.org/2023/01/16/peru-miles-de-peruanos-se-dirigen-en-caravana-a-lima-en-reclamo-de-renuncia-de-boluarte/