Partido Tudeh apoia a luta dos petroleiros iranianos

imagem

Partido Tudeh do Irã apoia as manifestações dos empregados [permanentes] da indústria petrolífera iraniana

Fortaleçamos o movimento popular contra a atual ditadura através do planejamento e organização de greves de trabalhadores!

A segunda onda de protestos dos trabalhadores e empregados permanentes da indústria petrolífera iraniana aconteceu no dia 17 de janeiro em diversas regiões do país, exigindo o atendimento às suas demandas — em especial, a implementação do Artigo 10 dos Deveres e Autoridades do Ministério do Petróleo. Dessa vez, os empregados permanentes das indústrias de petróleo, gás e petroquímicas organizaram protestos e greves em uma escala superior [do que a ocorrida anteriormente]. De forma que numerosas cidades, regiões e localidades — incluindo Ahvaz, porto de Mahshar, Gachsaran, Shiraz, Bandar Abbas, Aghajari, Abadan, Khark Island, Ilha de Lavan, Khangiran, Arak, Mashhad, Dalan e Farashband — testemunharam concentrações de trabalhadores permanentes de vários setores da indústria petroleira em protestos unitários.

Enquanto o regime teocrático do Irã expressa sua satisfação com o [aparente] arrefecimento dos recentes protestos em escala nacional, estas manifestações, protestos e greves por empregados permanentes da indústria petrolífera, vital para o país, corrói a propaganda do regime sobre a suposta retração do movimento popular.

Além disso, esses amplos protestos ocorrem logo após a apresentação da lei orçamentária do próximo ano no parlamento. Esta lei, em adição à definição de um teto de 20% para o aumento salarial dos empregados no setor público — que desconsidera completamente as demandas da classe trabalhadora do Irã —, inclui um aumento na idade de aposentadoria, assim como mais privatizações, em especial de vários setores da indústria petrolífera iraniana, através da concessão de licenças de venda de petróleo para várias companhias parasitárias e fundações [empresariais]. Portanto, os últimos protestos realizados pelos trabalhadores permanentes da indústria petrolífera podem ser legitimamente considerados como novas manifestações da firme oposição da classe trabalhadora do país com relação à orientação econômica da República Islâmica e os maus desígnios do governo antinacional [e antipopular] de Ebrahim Raisi.

Os protestos e greves dos quadros da indústria do petróleo em meio a situação atual, altamente delicada, — na qual a incompetência do regime tem criado dificuldades para o povo em um inverno rigoroso, pela escassez de gás [em um país que tem uma das maiores reservas naturais de gás do mundo] — revelam a verdadeira face e a natureza da ditadura governante. O fato de a segunda incidência de manifestações públicas por trabalhadores da indústria do gás e do petróleo ocorrer nesta conjuntura particular não é desprovido de significado. Nosso Partido chama todas as organizações, partidos e forças patrióticas, revolucionárias, de esquerda e democráticas para apoiar os atos de protesto dos trabalhadores da indústria do petróleo do Irã, assim como os demais atos de trabalhadores.

O Partido Tudeh do Irã, o partido da classe trabalhadora do Irã, apoia firmemente as demandas e as lutas dos trabalhadores e funcionários da indústria petrolífera. Como sempre, estamos com a classe trabalhadora com toda nossa resolução e recursos para lutar pelos direitos trabalhistas, assim como pelos interesses políticos e de classe. Enfrentaremos a ditadura governante intensificando a luta e organizando greves de trabalhadores.

Saudamos e aclamamos os trabalhadores e funcionários da indústria petrolífera do Irã!
Avante no planejamento e na organização de greves gerais dos trabalhadores!

Partido Tudeh do Irã
17 de janeiro de 2023

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte: https://www.tudehpartyiran.org/en/2023/01/19/statement-of-the-tudeh-party-of-iran-tudeh-party-of-iran-supports-the-protest-rallies-of-permanent-employees-of-irans-oil-industry-lets-strengthen-the-popular-movement-against-the-ruling-dicta/

Categoria
Tag