Espanha: NÃO ao envio de armas à Ucrânia!

imagem

Pronunciamento do Partido Comunista dos Trabalhadores da Espanha (PCTE) diante da confirmação do envio de armamentos pesados à Ucrânia pelo Governo da Espanha

Após a autorização do governo alemão de enviar tanques blindados de modelo Leopard para o exército ucraniano, o governo espanhol anunciou imediatamente que nosso país colaborará com a entrega de algumas dezenas de seus [tanques de guerra] A4. À entrega deste custoso material e seu treinamento somam-se os necessários gastos com manutenção, dado que se encontra em mau estado de conservação. No total, serão milhões de euros entregues à guerra enquanto o povo espanhol vive uma drástica deterioração de suas condições de vida.

Denunciamos o papel do governo de coalizão, especialmente das forças do Unidas Podemos, como colaboradores da guerra. O discurso a favor da paz ficou para trás há tempos e agora existe apenas uma corrida desenfreada em direção à guerra generalizada. O povo espanhol, ucraniano e russo vão pagar por essa escalada armamentista, para que em seguida os monopólios repartam privadamente o butim.

O PCTE chama o povo a se mobilizar contra esse governo e suas decisões criminosas. A defesa da paz entre os povos do mundo não é uma expressão fora de moda, mas uma necessidade imperiosa no momento em que, novamente, a burguesia se lança em guerra para rentabilizar seu capital.

27 de janeiro de 2023, Madrid


Pronunciamento do Partido Comunista dos Povos de Espanha (PCPE)
A Social Democracia espanhola envia tanques Leopard à Ucrânia
O Governo nos coloca em cheio na guerra!

O Comitê Executivo do PCPE CONDENA com firmeza a decisão do governo de coalizão PSOE/UP em transformar os povos do estado espanhol em cúmplices dos horrores que a guerra está provocando no território ucraniano. O envio de armamento pesado, como os carros de combate Leopard, nos torna irremediavelmente um país beligerante.

Com esta decisão, o governo e todas as forças políticas que o respaldam evidenciam a SUBMISSÃO aos interesses do imperialismo norte-americano, que é o autêntico dirigente de uma OTAN orquestrada para desenvolver a violência que requer seus objetivos estratégicos. Este fato, junto ao incremento dos gastos militares até a aberrante cifra de 48.800 milhões de €, a traição ao povo saharaui e o apoio ao regime filonazista da Ucrânia, mostram claramente o seu verdadeiro caráter de classe, assim como a gravidade do alcance de seus compromissos internacionais.

DENUNCIAMOS que a aposta pelo militarismo e pela guerra alimentam o fascismo que, sob o discurso patrioteiro e de busca ao inimigo externo, serve para esconder a realidade de crescente exploração e pobreza na qual se encontram a classe trabalhadora e os setores populares proletarizados como consequência da crise geral do capitalismo.

Assim, ACUSAMOS o governo e as forças dinásticas que defendem o regime monárquico-burguês, de ocultar a participação direta de militares espanhóis na guerra, ao mesmo tempo em que orientam os grupos de militares do exército ucraniano a “gerenciar” o alargamento da guerra que, sem dúvida, trará benefícios extraordinários às empresas do “setor da morte”,

INSISTIMOS que o pertencimento à OTAN e a existência das bases ianques minam a independência e a soberania nacional, convertendo de fato o estado espanhol num títere do Pentágono, assim como ator beligerante naquilo que já podemos denominar como III Guerra Mundial. A utilização das bases para as distintas operações militares dos EUA contra os povos que resistem contra sua dominação e a presença em seus países de armamento nuclear não deixa lugar a nenhuma dúvida sobre a exposição do território nacional à dinâmica da guerra.

SEGUIREMOS com as denúncias, mobilizando e organizando o povo trabalhador em um amplo movimento de massas pela Paz, contra a OTAN e as bases ianques.

PELA PAZ, A INDEPENDÊNCIA E A SOBERANIA

NÃO AOS GASTOS MILITARES

OTAN NÃO, BASES FORA!

28 de janeiro de 2023

El gobierno nos mete de lleno en la guerra

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria
Tag