Ocupação “Comuna 17 de abril” fecha avenida perimetral em Fortaleza

Ao final da tarde de quinta-feira, 15 de junho, moradores da ocupação “Comuna 17 de Abril” fecharam a Av. Costa e Silva (Av. Perimetral), na cidade de Fortaleza-CE. Os moradores denunciam a falta de compromisso do Governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), que prometera o início da construção do conjunto habitacional para o dia 15 de maio.

Passado um mês, nem um tijolo sequer foi sentado; tampouco o governo do estado informa o motivo para tal demora: uma enorme contradição para um gestor que vende a imagem de “mais eficiente do país” quando se trata de tocar as obras milionárias para a copa de 2014 ou a faraônica construção do Centro de Convenções.

Esse mesmo governo da oligarquia dos Ferreira Gomes, entretanto, volta a ser “eficiente” quando se trata de reprimir e criminalizar os movimentos sociais: a polícia chegou rapidamente ao local, agredindo moradores e inclusive um jornalista do grupo “O Povo”. Apesar da repressão policial, os moradores permaneceram fechando a avenida por cerca de uma hora, até a conclusão da atividade.

Após os protestos dessa quinta-feira, o governo do Estado se comprometeu a receber a coordenação da ocupação e ouvir a pauta de reivindicações.

A UJC (União da Juventude Comunista) participou ativamente da organização e execução dos protestos da “Comuna 17 de baril” na Avenida Perimetral, ao lado dos moradores das ocupação, juntamente com integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra) e da  Frente de Resistência Urbana.

Com informações da UJC-Ceará

Categoria