TKP: Contra a expansão da OTAN na Europa!

Sobre a votação do Parlamento Turco para a adesão da Finlândia à OTAN

Mesmo um voto contrário teria significado algo

KEMAL OKUYAN – Secretário Geral do Partido Comunista da Turquia (TKP)

A Turquia e a Grécia tornaram-se membros da OTAN na mesma data: 18 de fevereiro de 1952. Supostamente, a democracia floresceria em ambos os países, as liberdades seriam garantidas e a paz seria estabelecida no Egeu. Após a adesão à OTAN, assassinatos políticos, tortura generalizada, prisões em massa, ataques, golpes de estado e fascismo nunca mais pararam nos dois países. Os dois “aliados” chegaram à beira da guerra várias vezes e realmente se enfrentaram em Chipre.

Revolucionários e comunistas na Turquia e na Grécia sempre consideraram seu dever se opor à OTAN. Em ambos os países, as pessoas foram enganadas com mentiras sobre a OTAN, e os revolucionários patrióticos de ambos os países estavam fazendo um grande esforço para mostrar a verdadeira face da OTAN e expô-la.

Porque a OTAN é a aliança militar da ordem imperialista mundial.

Porque a OTAN é a organização dos monopólios internacionais.

Porque a OTAN é hostil aos trabalhadores e às trabalhadoras.

Porque a OTAN promove golpes, planeja massacres, ocupa países e trava guerras.

Lutar contra a OTAN não é um detalhe insignificante, mas o próprio centro da luta pelo pão, liberdade e igualdade.

No ano passado, a Grécia votou pela adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN. Para um novo país ingressar na OTAN, todos os membros existentes tinham que aprová-lo. O parlamento grego deu luz verde à expansão da OTAN. Entre os que votaram sim estava o Syriza, o partido do “esquerdista elegante” Tsipras. O Partido Comunista da Grécia, que defende a honra do país e do povo a cada passo na Grécia, naturalmente votou contra e organizou protestos por todo o país.

Em seguida, foi a vez da Grande Assembleia Nacional Turca aprová-lo. Na noite de 30 de março, quando a adesão da Finlândia à OTAN foi votada, havia apenas 276 deputados no Parlamento. Todos votaram sim. AKP, MHP, İYİP, eles são a direita turca… A direita é sempre pró-OTAN neste país. Às vezes eles fazem birra, mas em momentos críticos não causam dificuldades.

Eu olho para os discursos feitos antes da votação e eles são uma piada. O AKP voltou a falar sobre terrorismo. No entanto, é a OTAN que é a organização terrorista mais poderosa e perigosa do mundo. E eles disseram “bem-vinda” à Finlândia! Com o “orgulho” de ser um dos anfitriões desta maldita organização há anos!

O representante do IYIP, Kamil Erozan, por outro lado, foi franco. “Se fôssemos os candidatos hoje, eles não nos deixariam entrar na OTAN por causa do estado de nossa democracia”, disse ele. Ele declarou oficialmente a OTAN como “fiadora da democracia”. O MHP já é conhecido. Quanto ao Partido Republicano do Povo (CHP)… “Gostaríamos de ter visto a Suécia aqui”, lamentou. A Suécia não deve ser ofendida… Em outras palavras, o CHP disse “Sim, mas não é o suficiente”.

Como se vê, o Povo e a Nação*, de mãos dadas, aprovaram a expansão da OTAN.

E depois há aqueles que não votaram. Quem não apareceu, sem dúvida, tem coisas mais importantes a fazer. O HDP compareceu, mas não participou da votação. Eles são contra todos os acordos militares. Normalmente eles diriam não. Mas a Finlândia tinha preocupações legítimas de segurança e não podia se opor. Nos perguntam: “Por que vocês se colocam de forma independente, por que não se aliam ao HDP?” Aqui está uma das razões. Por exemplo, não estamos lado a lado com aqueles que não se opõem à OTAN.

Alguns podem não se importar com essas coisas, suas mentes podem ter se cansado de calcular a aritmética parlamentar e podem ter se tornado incapazes de acompanhar o país e o mundo. Nós não fazemos isso. Não desistimos da nossa luta contra o imperialismo, do nosso objetivo de um país independente e soberano, da nossa defesa da laicidade e da nossa vontade de estabelecer uma ordem onde os seres humanos não explorem os seres humanos.

Se a votação da OTAN resultou em 276 votos sim contra zero votos não, os patriotas deste país têm o dever de limpar essa vergonha.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)
Fonte: https://www.tkp.org.tr/en/agenda/news/tkp-general-secretary-kemal-okuyan-wrote-on-the-vote-on-finlands-nato-membership-by-the-turkish-parliament-even-one-vote-would-have-meant-something/

Pela saída da OTAN, contra a expansão da OTAN!

Declaração do Comitê Central do TKP no dia em que o Parlamento turco votou pela adesão da Finlândia à OTAN

O Parlamento Turco votou sobre a expansão da OTAN. A assembleia geral do Parlamento discutiu o projeto de lei que ratifica o protocolo de adesão da Finlândia à OTAN. Este voto é ilegítimo. A Turquia está em um processo eleitoral. O Parlamento mudará completamente em algumas semanas. É inaceitável levar o assunto ao plenário do Parlamento como algo líquido e certo.

A tentativa da OTAN de se expandir no norte da Europa com a adesão da Suécia e da Finlândia após o início da guerra Rússia-Ucrânia visa prolongar a guerra e perpetuar as tensões na região. Os imperialistas ocidentais, especialmente os EUA, não querem que esta guerra termine. Por outro lado, Erdoğan usou a agenda de expansão da OTAN com a adesão da Suécia e da Finlândia como um material político doméstico desde o início. Às vezes ele tentou jogar a carta do veto com a reivindicação de valor nacionalista, às vezes ele tentou bajular os centros imperialistas tornando-se um parceiro complacente. O resultado é sempre o mesmo. A política externa sem princípios de Erdoğan está mais uma vez jogando nosso país no meio dos cálculos imperialistas.

A OTAN é uma organização terrorista. Desde o dia em que foi fundada, interveio nos assuntos internos dos países, aberta ou veladamente. Organizou assassinatos. Encenou golpes. Dirigiu o tráfico de drogas. Derramou sangue onde quer que os trabalhadores se unam pelos seus direitos e exijam igualdade e liberdade.

Desde o primeiro dia, o TKP defendeu a necessidade de nosso país se livrar dessa organização criminosa. Se algo deve ser votado na Grande Assembleia Nacional Turca deve ser a saída da Turquia da OTAN, não a expansão da OTAN. Sabemos que nem o atual governo nem os demais partidos políticos que defendem a manutenção desta ordem social podem fazer isso. O Partido Comunista da Turquia é muito explícito em relação a a esta questão.

A Turquia deve sair da OTAN. Nossos soldados, que servem no exterior como parte das operações da OTAN, devem ser chamados de volta. As bases estadunidenses em nosso país devem ser fechadas. As armas nucleares em Incirlik têm que ser desmanteladas. Não pode haver cooperação com aqueles que possuem contas em territórios de outros países. O patriotismo exige isso.

Partido Comunista da Turquia (TKP) – Comitê Central

Fonte:
http://www.solidnet.org/article/CP-of-Tuerkiye-The-statement-by-TKP-Central-Committee-on-the-day-that-the-Turkish-Parliament-would-vote-for-Finlands-accession-to-NATO/