Todo apoio e solidariedade à Ocupação Gregório Bezerra (CE)

TODA GENTE UNIDA CONTRA O DESPEJO DA GREGÓRIO!

Equipe de Comunicação da Organização Popular – OPA

No município de Jaguaruana, localizado no interior do Ceará, havia uma fazenda abandonada há anos. Quando ativa, esta terra era usada para produção empresarial de camarão, que, segundo pesquisas, consome cerca de 60.000 litros de água doce por quilo de animal produzido. Além disso, comprovadamente, a carcinicultura promove intensa destruição e poluição de ecossistemas.

Em 25 de fevereiro, 50 famílias agricultoras sem terra, oriundas de 12 bairros e comunidades diferentes de Jaguaruana, se organizaram na OPA e ocuparam a fazenda.

“Esta fazenda estava abandonada há mais de seis anos. Sem contar que, quando chegamos, encontramos uma terra adoecida. Mas já começamos a recuperar ela. Plantamos feijão, jerimum, melancia, milho… tudo sem veneno! Trabalhamos para ter alimentos saudáveis para nossos filhos e para toda a região. Se Deus quiser vamos transformar a Ocupação Gregório Bezerra num local de vida, num local de produção de saúde”, declara Ana Kelly, moradora.

Para surpresa das famílias, na manhã do dia 31/03, um oficial de justiça se dirigiu até a comunidade para entregar uma liminar de despejo, exigindo que as famílias saíssem imediatamente. O parecer do juiz que deu a ordem, Diogo Altorbelli Silva de Freitas, está se baseando em inverdades.

Ao contrário do que consta no laudo emitido pelo magistrado, como toda população bem sabe, a área há anos não cumpre sua função social. O abandono pode ser facilmente verificado nas fotos feitas no dia da ocupação, conforme link abaixo. Se houver alguma dúvida em relação a tudo o que aqui está sendo relatado, a Comunidade Gregório Bezerra – OPA convida você para vir aqui e conferir com os próprios olhos.

A Constituição Federal prevê no artigo 184 a desapropriação para fins de Reforma Agrária do imóvel rural que não esteja cumprindo sua função social. Alô governos estadual e federal! Os senhores, que já estão cientes do problema… Tá na hora de agir em favor dos direitos do povo.

Nós, que construímos a Organização Popular, acreditamos que a Casa Comum, como o Papa Francisco chama o planeta que habitamos, deve ser local de dignidade para todas as pessoas, e não somente para um punhado de gente rica. Por esse motivo, não sairemos da terra e resistiremos até o fim.

Se você também acredita que a vida deve estar acima do lucro, nesta Semana Santa não lave as mãos! Junte-se a esta luta e SEJA CONTRA O DESPEJO DAS FAMÍLIAS DA OCUPAÇÃO GREGÓRIO BEZERRA!

Contribua com a luta da Ocupação Gregório Bezerra: pix 88996450959 – José Magalhães – Banco Santander.

UNIR! LUTAR! CONSTRUIR PODER POPULAR!

https://opaorganizacaopopular.blogspot.com/2023/04/toda-gente-unida-contra-o-despejo-da.html?m=1