Paraguai: Najeeb Amado é candidato ao senado pelo PCP

Candidato ao Senado comunista defende importantes projetos em benefício da classe trabalhadora

Trata-se de Najeeb Amado, candidato a senador pela Frente Guasu-Ñemongeta. É um antigo militante do Partido Comunista Paraguaio, que pretende chegar ao Congresso na base de propostas que buscam representar os trabalhadores e outros campos de impacto social.

Em conversa com a redação do HOY de Nación Media, Najeeb Amado comentou que sua candidatura ao Senado foi uma decisão coletiva da Direção Nacional do Partido Comunista Paraguaio, do qual é militante há 27 anos. Indicou que a intenção de oferecer uma experiência e estudo coletivos, coragem e uma condição real de pessoas incorruptíveis e honestas, o motivou a se lançar nesta campanha eleitoral, que em sua percepção está gerando adesão e apoio dos trabalhadores e trabalhadoras.

Ele destacou que o slogan, da Lista 40 Opção 15, é “Por um país para a classe trabalhadora”. Estamos plenamente convencidos da necessidade de superar esta situação tão injusta, onde a maioria dos trabalhadores tem pleno protagonismo no processo produtivo e nenhum no âmbito político. “Com nossa presença no Senado, pretendemos alcançar a aposentadoria universal para todos os habitantes do país, além de reajustar o salário e fazer com que ele passe a se reajustar automaticamente quando a cesta básica sofrer variações de preços, exigindo real respeito às leis que garantem o pagamento de horas extras, pagamento de trabalho em feriados e horário noturno, bem como estabilidade no emprego e direiro à previdência social”, afirmou.

Candidato projeta 100 mil empregos para o Alto Paraná

Além da aposentadoria universal, do salário móvel e da defesa e recuperação dos direitos conquistados pelos trabalhadores, o candidato propõe que, a partir da alteração da Lei de Licitações, o Estado dê exclusividade aos pequenos produtores nas licitações de compra de alimentos, bem como crie condições para que as microindústrias sejam fornecedoras de produtos de limpeza para instituições públicas.

Da mesma forma, propõe tetos salariais que evitem salários altíssimos nas instituições públicas, mecanismos para recuperar terras e bens ilícitos usurpados desde a época da ditadura de Stroessner. “Reivindicamos a igualdade de oportunidades e, portanto, um sistema de educação, saúde, transporte e acesso à moradia, que garanta condições para o desenvolvimento de talentos, com forte investimento em ciência, tecnologia e qualificação profissional”, enfatizou.

SITUAÇÃO DA CONCERTAÇÃO

Amado argumentou que em seu setor insistem em uma grande frente de trabalhadores e trabalhadoras para recuperar direitos e conquistar outros benefícios. Acrescentou que consideram importante derrotar a dupla colorada de Santiago Peña e Pedro Alliana, pelo que a votação será dirigida ao candidato da oposição que tiver mais chances.

“A nossa posição perante o próximo governo será de confronto, porque temos a certeza de que vai governar a serviço dos patrões e em detrimento dos interesses e direitos da maioria trabalhadora. Por isso insistimos em formar uma grande frente para enfrentar o próximo governo e desenvolver uma postura independente como classe trabalhadora, projetando o Estado paraguaio capaz de garantir efetivamente a igualdade de oportunidades”, destacou.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Fonte:

Candidato al Senado impulsa importantes proyectos para el beneficio de los trabajadores