Só o povo pode salvar o povo, com o KKE na vanguarda!

KKE – Partido Comunista da Grécia

Nesta quarta-feira, 18 de maio, o Secretário Geral do CC do KKE, Dimitris Koutsoumbas, fez um discurso para milhares de pessoas que compareceram ao comício no centro de Atenas, na campanha do KKE para as eleições legislativas que se realizarão na Grécia no dia 21 de maio. Entre outras coisas, destacou o seguinte:

“No domingo, queremos nos encontrar novamente com todos aqueles que se juntaram a nós nas lutas populares dos últimos quatro anos. As centenas de milhares de trabalhadores do setor público e privado que nos deram o segundo lugar no GSEE (Confederação Geral dos Trabalhadores Gregos) e ADEDY (Confederação dos Sindicatos de Funcionários Públicos). Os trabalhadores de Atenas que nos elegeram como força dirigente na maior Central de Trabalhadores do país e em outras organizações sindicais, que aderiram massivamente aos seus sindicatos operários e formaram comitês de luta.

Queremos nos reencontrar com os aposentados que nunca desistiram da luta por uma vida digna. Com os pais, professores e estudantes que se juntaram a nós nos protestos por justas reivindicações em uma escola que leva à exaustão ao invés de educar nossos filhos. Com os artistas que lutaram através de seus sindicatos por seus direitos trabalhistas, por uma Educação Artística à altura das necessidades contemporâneas. Porque o KKE é a força que marca a batalha pela cultura, com lutas, ideias e ações.

Queremos nos encontrar novamente com os milhares de estudantes, que, pela segunda vez, deram o primeiro lugar a Panspoudastiki, na lista apoiada pela KNE (Juventude Comunista) nas eleições estudantis, deixando a DAP, coligação apoiada pela Nova Democracia, em segundo lugar, com uma diferença de dez pontos percentuais, injetando coragem e força aos militantes mais velhos e aos mais novos. (…)

Enfim, nada mudou na estratégia dos partidos que contestam o governo, mas também nada é como antes. Porque no nosso país, além de um crime, o do desastre ferroviário no Vale de Tempe, também assistimos a grandes manifestações por toda a Grécia. Centenas de milhares de pessoas e jovens inundaram as ruas e praças de todo o país… A indignação do povo só pode ser expressa de uma forma nas urnas: votando no KKE! Porque, como prometemos, não deixaremos que este crime, pelo qual está provado que todos os governos dos últimos 15 anos são responsáveis, seja esquecido. Seremos a voz de todos os mortos!

Agora que quase ninguém mais levanta essa questão, insistimos em tentar encontrar uma resposta para o slogan dessas manifestações: ‘Seus lucros ou nossas vidas’! ND, SYRIZA, PASOK e o resto responde: seus lucros! Nós, o KKE, respondemos de forma consistente, militante e decisiva: nossas vidas! E damos esta resposta todos os dias com a nossa postura, a nossa ação e o nosso Programa. Porque só o Programa do KKE destaca em letras maiúsculas a frase “Atendimento às necessidades contemporâneas”!

Tal é o Programa do KKE, um Programa de poder-governo popular que nos tira do atual círculo vicioso e dos impasses recorrentes deste sistema. O KKE tem um Programa cientificamente elaborado para a propriedade social de todos os meios de produção de riqueza no nosso país: as fábricas, grandes empresas, portos, aeroportos, ferrovias. Para que não funcionem mais em favor do lucro de cada “investidor” – ladrão, mas para atender às necessidades sociais. É um Programa voltado a explorar o planejamento científico central da economia, a fim de aproveitar ao máximo o potencial produtivo, os trabalhadores e cientistas do país, para eliminar o desemprego. O poder popular e a economia estatal serão baseados no papel ativo dos trabalhadores, que através de suas assembleias em seus locais de trabalho decidirão sobre tudo, elegerão seus representantes, até o mais alto nível nacional, cujos mandatos poderão ser revogados a qualquer momento, caso não estejam fazendo bem o seu trabalho. (…)

Assumimos a responsabilidade de ir contra as pressões exercidas por todo esse sistema decadente e suas chantagens visando manter o povo alienado. Assumimos a responsabilidade de organizar a luta, a contraofensiva dos trabalhadores e do movimento popular. Assumimos a responsabilidade de lutar contra a transformação de nosso país em uma vasta base dos EUA e da OTAN, sua participação no massacre imperialista na Ucrânia. Porque, em nosso país, os imperialistas sabem que serão sempre mal recebidos, sabem que os seus planos serão barrados e adiados, mesmo que tenham estabelecido fortes alianças com os partidos do sistema.

Assumimos responsabilidades e tomamos iniciativas importantes para construir relações sólidas com os outros povos. Expressamos nossa solidariedade com os povos em luta, com os partidos comunistas que lutam em toda a Europa, em todo o mundo. Sabemos que o fortalecimento do KKE dará força aos trabalhadores que estão em greve na França, aos trabalhadores alemães que exigem Acordos Coletivos de Trabalho com aumentos salariais e se deparam com o amigo do Sr. Tsipras, Scholz, e seu chamado governo progressista. (…)

Junte-se a nós no caminho da honestidade, da consistência e da luta, por um futuro melhor para todos. Deixe de lado aqueles que o chamam para se contentar constantemente com menos, com uma vida inadequada ao potencial de nosso tempo. Eles estão sozinhos contra todos nós! Porque só o povo pode salvar o povo, com o KKE na vanguarda!

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

https://inter.kke.gr/en/articles/D-Koutsoumbas-Only-the-people-can-save-the-people-with-the-KKE-at-the-forefront/