Partido Comunista Grego (KKE): Comunicado do Escritório de Imprensa do Comitê Central do KKE sobre a formação de um governo por ND – PASOK – Esquerda Democrática

O novo governo de coalizão de ND-PASOK-Esquerda Democrática não trará nenhum alívio aos estratos populares que vêm sofrendo as consequências da crise capitalista.

O que este governo apresenta como renegociação dos termos desfavoráveis dos memorandos e dos acordos para empréstimos é, na verdade, um ajuste necessário imposto pelo aprofundamento da crise na Grécia e nos países economicamente mais fortes da Zona do Euro. Este ajuste será determinado pela agudização das contradições e pelos acordos temporários entre as potências líderes da UE em relação ao modo como a crise será administrada. Qualquer que seja o resultado, não significará uma suspensão nem muito menos um cancelamento do endividamento e do empobrecimento do povo.

A participação de um partido de “esquerda” no governo de coalizão não trará qualquer resultado positivo ao povo. A plutocracia busca ganhar tempo e a tolerância popular via participação da Esquerda Democrática no governo.

Os trabalhadores e os estratos populares encaram severas tributações e novos perigos. Não há tempo a perder e não é tempo de esperar. A classe burguesa, a UE e seus partidos buscarão explorar os resultados eleitorais, negativos para o povo, de modo a que prevaleçam o derrotismo e o fatalismo.

O KKE no Parlamento apresentará leis e emendas concernentes aos problemas críticos do povo. Dentre as primeiras iniciativas nesta direção, estarão a proposta de abolição dos memorandos, do contrato de empréstimo e de todas as leis relacionadas aprovadas pelo Parlamento anterior.

O KKE lutará com todas as suas forças no Parlamento e no seio do povo de modo a organizar a intervenção, a luta e o contra-ataque da classe trabalhadora e dos setores populares para a proteção dos desempregados e das famílias do povo, para salvaguardar a provisão de medicamentos, o funcionamento dos hospitais, para barrar a taxação selvagem e o arrocho nos salários e pensões. Para proteger as famílias endividadas e assegurar o funcionamento da educação, que está seriamente subfinanciada. Por serviços públicos que sirvam ao povo e criem empregos. Isto tudo de tal modo que o povo tenha confiança em sua própria força, que se levante contra seus exploradores, os destitua e os derrote.

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)

Categoria