A Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade condena o Golpe de Estado no Paraguai

O que se anunciava se executou com uma velocidade impressionante e calculada para inibir qualquer reação popular bem organizada. A frieza na execução e a arrogância daqueles que promoveram este golpe parlamentar contra a soberania do povo paraguaio são mais uma mostra de que a direita nativa e internacional, em estreita e servil conivência com os interesses imperiais, não quer admitir o avanço dos processos de transformação social em Nossa América. As acusações brandidas contra o presidente Fernando Lugo, eleito soberanamente pelo povo paraguaio, constituem realmente uma bofetada ao mínino decoro e à própria legalidade. Em 24 horas se procedeu à acusação, desprezando toda necessidade de provas, impedindo seu direito à ampla defesa e chegando-se a uma sentença que já estava prerparada desde muito antes que se iniciasse o suposto julgamento. Cinicamente, e amparadas no controle total do poder legislativo, 122 pessoas decidiram, passando por cima do povo inteiro do Paraguai, quem pode ou não governar a República. Esta ação, aliás, já vinha sendo preparada desde o ano de 2009, em perfeita sintonia com a Embaixada dos Estados Unidos no Paraguai, como o revelou a correspondência dada a conhecer pelo WikiLeaks, nas quais aparece a participação do vice-presidente Federico Franco.

Em 2011 os Estados Unidos instalaram um centro de operações na zona norte, próxima a Curuguaty, onde não cessaram as perseguições ao movimento camponês sob o pretexto de combater o EPP, grupo guerrilheiro de que nunca se comprovou a existência. É a mesma região em que têm interesse Cargill e Monsanto, que hoje impulsionam um golpe de Estado para instalar um governo de acordo com suas necessidades.

Frente a esta ofensiva dos interesses imperiais, das transnacionais do agronegócio, das oligarquias agrárias e da direita stroessnerista e seus meios de comunicação contra o direito do povo paraguaio a decidir soberanamente seu destino; e ante a ofensiva que está também claramente dirigida contra a UNASUL  e contra todos os processos de unidade de Nossa América, a Rede de Intelectuais e Artistas em Defesa da Humanidade não pode menos que condenar de forma enérgica o Golpe de Estado perpetrado contra o Presidente Constitucional do Paraguai Fernando Lugo e exigir a aplicação das cláusulas democráticas estabelecidas nos estatutos de Mercosul, Unasul e Celac.

Igualmente, respaldamos a posição assumida e defendida pelos presidentes de Alba-TCP e chamamos o povo latino-americano e caribenho, e a outros povos em luta, a manifestar de maneira firme posição contrária a esta nova violação da soberania popular.

Manifeste sua adesão através do endereço eletrônico: contraelgolpeenparaguay@gmail.com

Movimientos Sociales hacia el ALBA

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB).