Unidade ampla e profunda pelo socialismo!

"IX CONGRESSO DO PARTIDO COMUNISTA PARAGUAIO

Nós, que fazemos parte do Partido Comunista Paraguaio, estreitamos num abraço toda a classe trabalhadora do nosso país e do mundo, com emoção pela grande quantidade de saudações e alentos que recebemos no âmbito do nosso 9° Congresso Nacional.

Entre 25 e 27 de junho recente, com o lema ′′ Unidade ampla e profunda pelo socialismo”, realizamos o nosso 9° Congresso Nacional, dando continuidade ao nutrido processo de luta e militância de 93 anos que leva adiante com coragem e coerência o Partido Comunista Paraguaio, construído por lutadores irrepreensíveis como Antonio Maidana e Carmen Soler, para nomear apenas dois de uma extensa lista de referenciais políticos presentes em cada ação militante do PCP.

Enquanto predominarem as relações sociais capitalistas não haverá igualdade de oportunidades nem verdadeira democracia, pois o sistema dominante se erige sobre a exclusão e a exploração das maiorias do campo e da cidade. O Governo da Fraude, liderado pelo corrupto e stronista Abdo Benitez, representa os interesses dos donos das grandes empresas, latifundiários, banqueiros, narcos e politiqueiros, que operam de acordo com os objetivos traçados pelos monopólios imperialistas estrangeiros, organizados pelo sistema capitalista em sua fase imperialista.

Defendendo os interesses dessa minoria exploradora que ele representa, o governo de Abdo saqueia nossos recursos e sustenta uma política criminosa de saúde. Contraiu milionários empréstimos que o povo deve pagar, e nem é capaz de garantir as medidas básicas para enfrentar a crise sanitária que cada dia leva a mais de uma centena de compatriotas, inaugurando tristemente um novo tipo de crime de lesa humanidade neste tempo.

As maiorias trabalhadoras, juntamente com as milhares de pessoas desocupadas e marginalizadas, somos nós que sofremos com essa criminosa política. A ampla e profunda unidade em que insistimos encontra-se nesta grande população que não é dona de empresas, grandes extensões de terras nem bancos; e que sim tem experiência na produção dos bens e serviços, no esforço coletivo e na luta diária.

Esta unidade é a que precisamos para derrubar o Governo da Fraude, para desmontar este Estado miseravelmente pronto a atuar em favor de alguns milionários e construir um novo Estado a serviço das maiorias.

Em nossos locais de trabalho, empresas públicas e privadas, fábricas e fazendas, em nossos bairros e comunidades, colégios e universidades, encontram-se milhões de paraguaias e paraguaios que detestam politicagem e corrupção. Temos a tarefa de nos aproximar daqueles que não estão mais dispostos a tolerar que nos governem mafiosos e exploradores, compartilhar ideias e articular projetos que nos impulsionem rumo a um país com igualdade de oportunidades para trabalhar e viver dignamente.

Neste 9° congresso, como militância do Partido Comunista Paraguaio, reafirmamos-nos na convicção e no compromisso pela construção do socialismo, capaz de destruir as relações de exploração e subjugação que impõem a miséria a cada família paraguaia, para que cada pessoa possa realmente dispor do fruto do seu trabalho, tendo acesso de forma digna a habitação, alimentação saudável, transporte, educação e saúde de qualidade, retribuindo e promovendo, com o desenvolvimento de sua capacidade e talento, o desenvolvimento social.

Fortalecer os sindicatos, os movimentos camponeses, estudantis, de bairros, culturais, indígenas, fortalecer a organização do poder popular, recuperando a confiança e a unidade a partir de baixo, é o caminho em que continuaremos insistindo.

Prestamos homenagem a Evaristo González, Idalina Gaona, Toto Ramirez, Antonio Carreras, Alberto Barrett e Joel Filártiga, referências históricas que fizeram parte das fileiras do PCP, camaradas reconhecidas pela sua coragem e ternura, que nos últimos quatro anos partiram, deixando-nos um legado irredutível que reforça nosso compromisso socialista.

Reiterando o chamado a ′′nos unir organizadamente, trabalhar e demonstrar com a nossa prática que podemos confiar no nosso projeto, que está sendo construído dia a dia com as várias experiências do povo trabalhador”, feito no nosso 8° Congresso, seguiremos compartilhando as resoluções gerais do nosso 9° Congresso.

Em breve serão publicadas as nossas Teses Congressuais, elaboradas à luz do esforço coletivo para compreender a crise estrutural do capitalismo e a necessidade de uma saída revolucionária e socialista à altura da desenvoltura e potencialidade daqueles que tudo produzimos, que somos as trabalhadoras e os trabalhadores.

Resoluções Gerais do 9º Congresso Nacional do PCP:

1. A unidade ampla e profunda entre as maiorias trabalhadoras continuará a ser o centro da nossa prática militante, mantendo o debate com organizações sociais e políticas em função dos nossos objetivos.
2. Ratificamos: nenhuma aliança com setores golpistas ou stronistas.
3. É prioridade para o PCP avançar em prol do julgamento e punição dos torturadores e saqueadores, bem como da recuperação de terras e bens amealhados durante a tirania stronista até hoje.
4. Com o objetivo de trazer para a renovação das direções sociais e políticas das maiorias trabalhadoras no nosso país, continuaremos enfatizando o trabalho político com a juventude e as mulheres trabalhadoras.
5. Intensificaremos esforços por um crescimento sustentado e planejado da nossa organização partidária, consolidando os trabalhos que viemos realizando e trazendo ao debate e organização em novos espaços.
6. No âmbito da nossa política de crescimento, o trabalho com o camponês é outra prioridade definida.
7. Comprometemo-nos a promover mais decididamente o internacionalismo proletário, consequente à necessária estratégia revolucionária das maiorias trabalhadoras em nível mundial.
8. Continuaremos com a nossa política de maior aprofundamento na formação ideológica da militância comunista, para contribuir com maior eficácia na construção da aliança social operária, camponesa e popular.

Unidade ampla e profunda pelo socialismo!

7 de julho de 2021

Categoria
Tag