LUTAMOS CONTRA A “TRÍPLICE ALIANÇA” QUE ASSALTOU O PALÁCIO DOS LÓPEZ

Mentem os reacionários quando apresentam como uma nova “Tríplice Aliança” aos governos democráticos de Argentina, Brasil e Uruguai, que condenam aos golpistas que atropelaram a vontade popular e a Constituição destituindo o governo de Fernando Lugo, eleito a 20 de abril de 2008.

Os conspiradores (Horacio Cartes, Lino Oviedo, Blas Llano & cia.) qualificam a política dos governos de Cristina Fernández, Dilma Roussef e José Mujica, que se solidarizam com nosso povo, como intervenção nas questões internas de nosso país.

Entretanto, é público e notório que a embaixada norteamericana em Assunção é o centro da intervenção estrangeira em nossa pátria. Recordamos que foi Federico Franco, sendo vicepresidente, quem expôs que era necessário e impostergável o julgamento político e a destituição de Lugo, e o fez em um almoço nesta sede diplomática, organizado por Liliana Ayalde [então embaixadora norteamericana no Paraguai, N.T.]. Isto foi denunciado imediatamente pelo General de Exército Luis Bareiro Spaini, então Ministro da Defesa Nacional.

Patrioteiros são aqueles que discorrem sobre a defesa do Paraguai, como Federico Franco e seus cúmplices na usurpação do poder, invocando os próceres e heróis da independência para encobrir a entrega de nossa soberania e nossas riquezas às transnacionais estrangeiras, como Cargill, Monsanto e o projeto Río Tinto Alcan, sob o comando do imperialismo que manipula a política e a economia de nosso país.

Logo ao iniciar sua gestão, o golpista Franco moveu as peças do Estado Oligárquico paraguaio para facilitar a vinda de Río Tinto Alcan, empresa de alumínio que praticamente monopolizará nossa energia elétrica ocasionando perdas na renda da maioria do povo e, a médio prazo, nos obrigará a comprar energia estrangeira. Outra medida antipatriótica e corrupta do golpismo é a mudança no SENAVE [Serviço Nacional de Qualidade e Saúde Vegetal e de Sementes, N.T.], colocando como presidente Jaime Ayala, conhecido defensor da contaminação do ambiente e das monoculturas extensivas que expulsa trabalhadores e trabalhadoras rurais para engrossarem os cinturões de pobreza das cidades e aumentar a criminalidade.

O golpe de Estado “parlamentar” tem o objetivo claro de tomar e manipular o poder de forma absoluta, de modo a converter o Paraguai em um enclave da dominação norteamericana no coração da América do Sul. Há declarações e os fatos se encaminham no sentido de erguer mais bases militares ianques como a gigantesca Marechal Estigarribia, que como as da Colômbia voltam-se especialmente contra a Venezuela bolivariana e a Bolívia revolucionária, e também contra os governos democráticos de Argentina, Brasil e Uruguai.

Patriotas e heróis são aqueles que defenderam e deram a vida pela recuperação da soberania nacional, como Antonio Maidana, Julia Solalinde, Agustín Goiburú, Esther Ballestrino, Juan José Rotela, Mario Schaerer Prono, assim como muitos trabalhadores, camponeses e estudantes, homens e mulheres.

Mercenários são aqueles que até hoje renegam o legado patriótico do Doutor José Gaspar Rodríguez de Francia, Carlos Antonio López, o Marechal Francisco Solano López, e que argumentam que o Império escravista do Brasil, a Argentina mitrista e oligárquica e o Uruguai submisso vieram libertar o Paraguai do tirano López, o que significou um genocídio.

Nosso povo em luta conta com a solidariedade e o apoio dos povos e governos democráticos de Argentina, Brasil e Uruguai, e da maioria dos governos e povos da América Latina e do Caribe agrupados na UNASUL.

O governo de Federico Franco, integrado também pelos corruptos do Poder Judiciário e do Parlamento, está isolado e afastado das maiorias populares, tendo sido excluído dos principais organismos democráticos de integração de nosso continente.

Cresce a resistência patriótica de nosso povo, que está mobilizado e recorre a novas instâncias de organização como a Frente Nacional em Defesa da Democracia.

FORA O GOVERNO USURPADOR DE FEDERICO FRANCO E SEUS CÚMPLICES!

PELA REPOSIÇÃO DO PRESIDENTE LEGÍTIMO FERNANDO LUGO À FRENTE DE UM GOVERNO DEMOCRÁTICO RENOVADO, PATRIÓTICO E POPULAR, COM PARTICIPAÇÃO DE REPRESENTANTES GENUÍNOS DOS TRABAJADORES, OPERÁRIOS E CAMPONESES, ESTUDANTES, FUNCIONÁRIOS, OFICIAIS PATRIOTAS DAS FORÇAS ARMADAS, HOMENS E MULHERES DE NOSSO POVO!

Assunção, 18 de julho de 2012

Comissão Política do Partido Comunista Paraguaio

Tradução: Partido Comunista Brasileiro (PCB)