Arábia Saudita abre fogo contra manifestação pacífica

Forças de segurança da Arábia Saudita abriram fogo contra uma manifestação de várias centenas de pessoas na região de Qatif, no leste do país, que exigiam a libertação de presos políticos; vários manifestantes foram detidos pelas autoridades no Distrito Oriental de Qatif.

De acordo com testemunhas citadas pela AFP, Mohammad Chakhouri, cujo nome aparece em uma lista de 23 pessoas procurados pelas autoridades, foi ferido por balas, dos quais dois disparos atingiram-o nas costas e no pescoço e, em seguida, foi levado para um hospital militar perto de Dhahran .

Além de balas de fogo, a polícia fez uso do gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que exibiam retratos dos prisioneiros, incluindo o influente clérigo Nimr al-Nimr, preso no início do mê de Julho.

Dois manifestantes foram mortos em julho, provocando a ira dos habitantes da região leste.

Esta região, leste da Arábia Saudita, uma região rica em petróleo, está sendo sacudida por desafios populares desde março de 2011, exigindo reformas políticas no Reino. Dezenas de manifestantes foram feridos gravemente e outros 14 foram detidos , informou o Canal de TV Al Alam.

http://www5.almanar.com.lb/english/adetails.php?eid=62851&cid=23&fromval=1&frid=23&seccatid=28&s1=1