Toda solidariedade ao Partido Comunista Alemão

imagemO Partido Comunista Alemão (DKP) está sendo ameaçado de não poder participar das próximas eleições legislativas na Alemanha, previstas para setembro, e de também perder o seu status de partido político, conforme nota do comissário eleitoral federal. A razão alegada é um suposto atraso na entrega dos relatórios financeiros do partido.

Como analisa o presidente do DKP, Patrik Köbele, “o que está sendo tentado aqui é a ilegalidade do partido. Nós, comunistas, estamos familiarizados com isso. Em 1933, o partido comunista foi banido pelos fascistas, em 1956 pela justiça de Adenauer”. Agora, a tentativa de impedir a ação dos comunistas se dá por meios burocráticos.

Para Köbele, esta é uma clara tentativa de levar o DKP à ruína financeira, em mais uma ação para tentar inviabilizar as organizações progressistas, removendo seu status de organização sem fins lucrativos, como parte da crescente criminalização e difamação das forças de esquerda em curso na Alemanha. A ação também faz parte da instrumentalização, pela direita, da pandemia do Coronavírus, com vistas a efetivar a redução dos direitos democráticos e sociais. Köbele reafirma que o DKP fará de tudo para barrar essas tentativas de proibição indireta. Ele está seguro de que os atos persecutórios serão derrotados.

O Partido Comunista Brasileiro já enfrentou situações semelhantes e sabe que a burguesia e o imperialismo tudo farão para tentar calar a voz dos comunistas e dificultar ao máximo a sua ação na luta anticapitalista, em defesa da classe trabalhadora e do Socialismo. O PCB presta total e irrestrita solidariedade aos camaradas do DKP e conclama os partidos comunistas e operários de todo o mundo a cerrar fileiras nesta campanha internacionalista, para que esse ataque não siga adiante.

Partido Comunista Brasileiro – PCB

Comissão Política Nacional

09 de Julho de 2021